Em 4 de outubro de 2025, o Banco Central do Brasil (BCB) anunciou que vai bloquear chaves Pix que forem utilizadas em fraudes ou golpes. Essa é mais uma medida que tem como objetivo frear a ação de criminosos que tentam utilizar a tecnologia para o mal.
Nos últimos dias, você deve ter visto que o BCB também anunciou a criação do botão de contestação, que já está disponível nos aplicativos dos bancos que operam no país e fazem parte do sistema Pix.
Vale lembrar que, ao acionar o botão, os usuários comunicam imediatamente aos seus bancos que suspeitam de golpes em suas transferências e os valores são bloqueados até que se faça uma apuração do ocorrido.
Bloquear chaves Pix é uma boa solução?
Bom, como você está vendo, o BCB tem se movimentado para garantir cada vez mais segurança no sistema do Pix. Bloquear chaves que foram utilizadas em golpes e fraudes é mais uma das ações que cooperam para inibir esse tipo de crime.
Na prática, vai funcionar assim: as instituições financeiras devem demarcar o CPF ou o CNPJ e a chave Pix em que houver suspeita de fraudes ou golpes. Após essa marcação, essa pessoa ou empresa em que há suspeita de fraude não poderá mais iniciar transações ou receber.
E o pior: o banco pode até mesmo rejeitar o pedido de registro de novas chaves Pix caso o usuário tenha outra chave com essa marcação de golpe ou fraude.
Após essa confusão, a única forma de resolver é entrando em contato com a instituição financeira para entender melhor a situação. Caso não seja comprovada a atitude fraudulenta, os bancos deverão tirar a marcação feita sobre a chave daquele usuário.
Ou seja, o melhor aqui é não se colocar em problemas, combinado? Hoje em dia, ninguém consegue se ver fazendo transferências tradicionais, já que o Pix é hoje o meio de pagamentos e transferências mais utilizado pelos brasileiros.
Notificação de infração
O BCB vai bloquear chaves Pix de acordo com essas marcações que falamos no parágrafo anterior. Para entender melhor como vai funcionar, saiba que essa marcação consiste na criação de um aviso ou notificação de infração sobre aquele CPF ou CNPJ e aquela chave Pix.
E não só o banco do usuário que tem acesso a essas marcações, não! Pelo contrário: todas as instituições financeiras vão saber que aquele CPF ou CNPJ teve a marcação que indica a suspeita de golpes ou fraudes.
Dessa forma, os bancos vão utilizar as informações para autorizar transações ou rejeitá-las e até mesmo reter os valores. Reforçamos que isso foi pensado justamente para que os bancos possam prevenir as fraudes financeiras no sistema Pix.
Ao bloquear chaves envolvidas em esquemas como esses, o Banco Central dá mais um passo para tornar o sistema mais seguro e rastrear aquelas pessoas envolvidas em questões que desrespeitam as regras do Pix.
E você, gostou da novidade? Siga utilizando o Pix com responsabilidade e atento às novidades que deixam as suas transações cada vez mais seguras.