13/11/2025
16h33
bom negócio

Você provavelmente já escutou uma história de amigos ou parentes que conseguiram fechar um bom negócio ao comprar uma casa. Pode até ser que você mesmo tenha sido essa pessoa afortunada, ou seja, com muita sorte, abençoada. Mas será que eles fizeram algo que você ainda não fez para conseguir também contar uma história de vitória?

Comprar um imóvel, seja para moradia ou investimento, é um dos momentos mais importantes da vida financeira de qualquer pessoa. Contudo, entre a escolha do local e a assinatura do contrato, existe uma etapa muito importante que define o sucesso do negócio: a negociação do preço.

Muitos compradores se perguntam: qual é o desconto real que consigo obter? E será que minha forma de pagamento pode me dar mais poder de negociação? Hoje, portanto, vamos mergulhar no tema e descobrir como fazer um bom negócio quando o assunto é a compra de um imóvel. 

Conselhos de ouro! 

Com base nas informações do B3 (a bolsa de valores brasileira), vamos entender que o seu planejamento pode fazer o preço final do imóvel cair. E já adiantamos: a chave está na velocidade do pagamento e na necessidade do vendedor. Esse é o casamento ideal para um bom negócio. 

O primeiro ponto a considerar na hora de negociar é que o desconto médio não é uma regra fixa, pelo contrário: ele é altamente variável e depende de uma série de fatores, tanto do lado do comprador quanto do vendedor. Vamos ver então o que mais vai influenciar e determinar se você conseguirá fechar um bom negócio?

🏠 Necessidade do vendedor: se o vendedor tem urgência em fechar o negócio (por exemplo, para comprar outro imóvel ou quitar uma dívida), sua margem de desconto será maior. Ele está mais disposto a abrir mão de parte do lucro em troca da rapidez.

🏠Velocidade do pagamento: esta é a grande chave. O vendedor valoriza o dinheiro “na mão” rapidamente. Por isso, quem paga à vista ou oferece um prazo de pagamento mais curto tem um poder de barganha significativamente maior do que quem depende de um longo financiamento bancário.

Qual o desconto médio na prática?

De acordo com o B3, o desconto médio que se consegue em transações imobiliárias costuma girar em torno de 5% a 14% sobre o preço anunciado, dependendo dos fatores citados acima. Ou seja, é possível fazer um bom negócio, desde que você esteja bem informado.

Mas saiba que a melhor maneira de obter o maior desconto é oferecer o valor integral em uma única parcela. Nesse caso, o comprador pode chegar a conseguir descontos maiores, próximos ao teto de 15%. Isso sim é um bom negócio, hein? Mas, infelizmente, é inacessível a muitos de nós que dependemos de financiamentos. 

Nesse caso, para quem precisa de crédito imobiliários, o poder de negociação cai e muito. Mas, fique tranquilo, pois essa é a realidade de muitos brasileiros. Mas pense só: geralmente, o difícil é comprar o primeiro imóvel. 

Após pagá-lo integralmente, você pode vender e conseguir um novo imóvel utilizando o dinheiro do primeiro, principalmente se ele passou por valorização – o que é quase certo no mercado imobiliário. De todo modo, pense no lado positivo: como as transações imobiliárias envolvem valores altos, até mesmo um desconto de 5% representa uma economia significativa para o seu orçamento.

Um bom negócio se faz assim!

De acordo com os especialistas em finanças, o processo de compra deve seguir de forma organizada. Por isso, a principal dica é organizar-se financeiramente antes de ir ao mercado. Quanto maior o seu valor de entrada e menor a sua dependência do crédito bancário, mais forte você se torna na mesa de negociação.

Nesse sentido, os especialistas vão dizer o seguinte: fazer uma boa reserva de emergência ou um planejamento para ter um alto valor de entrada pode te dar muito mais retorno no desconto do imóvel do que você imagina.

Por isso, o comprador precisa estar atento e analisar a situação do vendedor – se ele está desesperado para vender ou não. Assim, é possível apresentar uma proposta inteligente e conseguir aquele desconto que fará toda a diferença no seu patrimônio, combinado?

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.