Os bons motoristas terão a oportunidade de renovar automaticamente a Carteira Nacional de Habilitação, mais conhecida como CNH. A medida faz parte de uma série de anúncios que foram feitos para facilitar o acesso ao documento, mas, agora, com foco na valorização de condutores que têm um bom histórico.
O ministro dos transporte, Renan Filho, afirmou que antes os condutores que seguiam as melhores práticas no trânsito, sem infrações registradas ao longo de um ano, não tinham nenhuma bonificação ou benefício. E é nesse sentido que a medida vai atuar ao renovar a CNH de forma automática, entre outras vantagens que veremos a seguir.
Quais os benefícios para bons motoristas?
O primeiro ponto relevante é entender que são considerados bons motoristas aqueles que não foram multados ao longo de 12 meses. A expectativa é que essa medida, portanto, incentive mais pessoas a terem os comportamentos corretos no trânsito, já que há um reconhecimento que impacta diretamente nas finanças dos brasileiros.
Estamos falando aqui na renovação automática da CNH, sem que os bons motoristas precisem fazer exames presenciais ou pagarem taxas adicionais por isso. Ou seja, conduzir bem é, além da valorização da vida, uma forma de preservar o bolso e evitar custos que podem ser reduzidos a zero.
Como vai funcionar?
Para ter direito ao benefício, o cidadão deve autorizar sua participação no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que pode ser feito no aplicativo CNH do Brasil ou diretamente no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O próprio sistema apontará os bons motoristas que não tiveram infrações registradas no período de um ano (12 meses) e fará a renovação do documento quando o mesmo estiver vencendo.
Contudo, é importante que você saiba que o benefício não é liberado para condutores a partir de 70 anos. Além disso, motoristas com idade acima de 50 anos somente poderão receber a renovação automática por uma vez. A renovação automática para bons motoristas também não será válida para pessoas que têm a validade da CNH reduzida por questões médicas.
Reflexões finais
Agora que você já tem os detalhes desse benefício, incentivamos que se esforce ao máximo para dar o exemplo no trânsito e nas finanças pessoais. Não existe nada mais valioso que a nossa vida, por isso, não deixe que a pressa se torne uma inimiga das boas práticas ao dirigir.
Além disso, lembre-se que bebida alcoólica e condução não combinam de jeito nenhum e que todas as pessoas que usam a desculpa do “bebi só um pouco, estou bem” correm o risco de provocar tragédias. Pense sempre que quem está no outro veículo também é humano e entre para o time dos bons motoristas, agora reconhecidos.