Desde que chegou, o PIX facilitou as nossas vidas, com transações rápidas e gratuitas. Mas, infelizmente, os golpes e as fraudes se tornaram comuns também nesse meio de pagamento. De olho nisso, o Banco Central do Brasil (BCB) lançou o botão de contestação, que desde 1º de outubro de 2025 já está disponível para os usuários.
Antes de explicar como funciona esse botão de contestação do PIX, é preciso lembrar um ponto muito importante: receber valores indevidos e não devolver é considerado um crime (apropriação indébita). Por isso, se um dia você fizer ou receber uma transação por engano, é necessário ressarcir a pessoa antes que isso se torne uma grande dor de cabeça.
E se você for a pessoa que fez a transação e acabou se confundindo, saiba que tem todo o direito de reaver os valores enviados. Por isso, nessas situações, sempre entre em contato com o banco relatando o que houve e busque apoio de autoridades caso haja uma negativa da devolução por parte de quem recebeu o PIX, tudo bem?
Mas lembre-se: o ideal é sempre conferir os dados para ter certeza de que está fazendo o PIX para a chave correta. Agora que você já entendeu essa informação valiosa, vamos ver como funciona o botão de contestação do PIX e porque ele foi lançado.
O que é o botão de contestação?
O botão de contestação ou botão de reclamação é uma nova ferramenta que está disponível dentro do aplicativo do seu banco para que você possa relatar problemas com o PIX. Aqui, estamos falando especificamente de uma opção para você relatar golpes.
Se você foi forçado a fazer uma transferência de valores, por exemplo, pode correr em seu aplicativo do banco e clicar nessa opção. E atenção: o ideal é fazer isso de forma imediata, ou seja, o mais rápido que puder naquela situação.
Como acionar o botão?
Essa ferramenta foi criada pensando em simplificar a vida do usuário, e vai funcionar mais ou menos assim: assim que você perceber que foi vítima de uma fraude, procure esse botão dentro do histórico da transação em seu aplicativo e toque nele para fazer a denúncia.
E olha só que legal: assim que você sinaliza que caiu em um golpe, o seu banco marca a operação como suspeita e avisa, em segundos, ao banco que recebeu o dinheiro. Após o registro do aviso, o banco que recebeu o dinheiro bloqueia a quantia na conta do golpista – por isso é muito importante que você utilize o botão de contestação imediatamente.
O que acontece depois?
O bloqueio dos valores na conta do suposto golpista dura, no máximo, 72 horas (três dias), tempo em que o BCB espera que a situação seja investigada. Nesse caso, o banco de destino do dinheiro vai analisar as informações e checar se a fraude realmente aconteceu.
É interessante que você saiba que o botão de contestação faz parte de um sistema de segurança mais amplo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, que é o Mecanismo Especial de Devolução (MED). O objetivo é justamente tornar a recuperação do dinheiro mais rápida.
Eu recebo meu dinheiro de volta?
Se o golpe for confirmado, o dinheiro que estava parado (bloqueado) será devolvido para a sua conta, mas caso o banco perceba que não houve fraude, o valor é liberado para o recebedor – mas lembre-se do que dissemos lá em cima sobre a obrigatoriedade de estornar valores recebidos por engano, combinado?
Com essa novidade, o PIX está mais seguro para que você siga fazendo suas transações tranquilamente. Por fim, tenha sempre em mente que a agilidade do seu aviso é importantíssima para frear essa rede de golpes que assombra os brasileiros. Já sabia dessas informações?