
Dores de cabeça, nos olhos, nos ouvidos, na mandíbula, na face e desgastes nos dentes. Esses são alguns dos sintomas comuns do bruxismo, um tipo de disfunção de saúde que pode estar te deixando com dores sem que você saiba o que realmente é. Hoje, você vai entender por que não deve deixar para lá o ato de ranger os dentes e como ele te prejudica.
O que é o bruxismo?
O bruxismo é definido como um transtorno – uma desordem funcional – que faz com que as pessoas apertem os dentes de forma inadequada. Geralmente, isso ocorre à noite, quando as pessoas estão dormindo e não têm tanto controle sobre essas ações que são involuntárias e características dessa condição de saúde.
Vários são os problemas que o bruxismo causa nas pessoas, sendo as dores nos dentes e nos músculos da face os mais comentados pelos pacientes que chegam aos consultórios com essas queixas. Mas, com o passar do tempo, ele pode causar danos ainda piores, como o desgaste ou a perda de dentes – de tanto apertar, os dentes podem rachar e quebrar – e até mesmo prejuízos na gengiva.
Algumas pessoas, no dia a dia, sentirão dificuldade até mesmo de abrir a boca e os estalos ao mastigar ou bocejar podem ser comuns – e assustadores. Por isso, ao menor sinal, é importante prestar atenção se os sintomas estão acompanhados de desgastes nos dentes, como se os dentes fossem serrados.
O que causa esse transtorno?
Bom, você pode estar se perguntando por qual motivo as pessoas desenvolvem o bruxismo. E a resposta é que muitos fatores contribuem para isso. O primeiro deles é genético, mas tem alguns que a gente pode combater, como a ansiedade e o estresse. Contudo, é possível que pessoas com refluxo gastroesofágico e aquelas que roncam também desenvolvam essa condição.
O bruxismo também pode ser registrado em crianças e os pais devem ficar atentos para que esse transtorno não prejudique o desenvolvimento da criança. Os especialistas vão dizer que os pais devem ter atenção redobrada àquelas crianças que respiram pela boca, pois elas têm mais chances de ranger ou apertar os dentes.
Como tratar?
Ao perceber os sintomas citados aqui, é importante que você busque ajuda de um profissional dentista ou médico que trata distúrbios relacionados à face. Eles serão responsáveis por indicar o melhor tratamento, que geralmente envolve o uso de uma placa (a placa oclusal) que evitará que os dentes da parte superior encostem naqueles da parte inferior e causem danos aos dentes e dores.
Quanto mais rápido você procurar a ajuda especializada, melhor será, pois assim você evita que as estruturas da sua boca se desgastem mais. Muitas pessoas, ao ignorar os sintomas ou não perceber os sinais do corpo, acabam tendo que fazer canal em todos os dentes afetados e até mesmo implantes, procedimentos caros.
Portanto, mesmo que a placa de bruxismo indicada pelo dentista pareça um pouco “salgada” no preço, faça um esforço para comprá-la, pois o prejuízo futuro, sem ela, poderá ser muito grande. Além disso, uma dica muito importante é para que você nunca se automedique, pois, ao faze isso, poderá mascarar os sintomas e não entender uma condição de saúde que merece toda a sua atenção.