A competição entre empresas é muito positiva para que os brasileiros encontrem produtos e serviços com preços mais justos. No cenário econômico, existe uma instituição que tem um papel fundamental: o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, mais conhecido como CADE. É sobre essa autarquia que falaremos hoje, bem como sobre seus efeitos em nossas finanças.
Imagina como seria se grandes empresas pudessem se unir para dominar um mesmo setor? Ou se elas decidissem praticar os mesmos preços? Bom, o CADE é uma autarquia, vinculada ao Ministério da Justiça, e atua justamente para proteger a livre concorrência em todo o Brasil. Ele é responsável por garantir que práticas desleais ou monopólios não se estabeleçam no território nacional.
Em um exemplo prático, saiba que isso faz a diferença para os pequenos empreendedores, por exemplo, que conseguem entrar no jogo do mercado e permanecer, seguindo regras justas e que permite que todos tenham espaço no mercado financeiro.
Como o CADE atua no Brasil?
O CADE tem atuações em três frentes: a preventiva, em que o órgão analisa se a compra de uma empresa por outra pode trazer prejuízos aos consumidores. Por isso, em muitas reportagens anunciadas nos jornais você pode lembrar do CADE avaliando fusões, pois a união de gigantes de um mesmo setor pode deixar aquele ramo de negócio sem concorrentes.
Existe também uma atuação conhecida como repressiva, que tem como objetivo investir práticas irregulares e ilegais de empresas que tentam combinar preços, algo conhecido como formação de cartel. Nesse caso, a autarquia pode aplicar multas e até mesmo iniciar uma ação judicial e criminal.
A educação não poderia ficar de fora. Nesse sentido, saiba que o CADE também tem uma ação educativa, que visa conscientizar todos os entes da sociedade sobre os benefícios de um mercado em que a concorrência é leal. E essas três ações fazem total diferença na vida de cada cidadão, ainda que essa percepção não seja tão forte entre os brasileiros.
Como isso afeta o bolso dos brasileiros?
Você já pode ter se deparado com a seguinte situação: preços de produtos similares muito parecidos e que sempre sobem no mesmo momento. O CADE atua para não deixar isso acontecer, para proteger o seu bolso e o seu poder de compra.
Além disso, muitos especialistas defendem que se o CADE não existisse,a inovação seria muito menor. A ideia é que, se uma empresa domina o mercado, ela não precisa ter medo de perder a clientela. Ou seja, a empresa perde o interesse de investir em novidades, tecnologias e mais qualidade do produto e do atendimento.
E antes de concluirmos essa jornada de conhecimento, saiba que qualquer cidadão pode acionar a autarquia para informar comportamentos abusivos de empresas. Por isso, busque sempre os canais oficiais do CADE para reportar aquelas situações que fogem do normal no mercado econômico.