12/04/2023
09h39
Malha Fina

Estamos no meio do prazo definido pela Receita Federal para a entrega da declaração do Imposto de Renda referente aos ganhos e gastos efetuados em 2022 e nesta época do ano é muito comum surgirem dúvidas quanto às informações relacionadas ao Imposto de Renda.

Uma das maiores dúvidas se dá à respeito da malha fina. Muitas pessoas já ouviram falar neste termo, mas não sabem de fato o que ele representa e, principalmente, quais são os riscos de cair na malha fina.

É o seu caso? Então este texto é para você! Após terminar a leitura do artigo não se esqueça de pegar seus números da sorte para acumular pontos e ter mais chances de ser sorteado pelo Clube UTUA, combinado?

Entenda o que é a malha fina

A malha fina ocorre quando a Receita Federal encontra alguma inconsistência na declaração anual do Imposto de Renda apresentada. Tais inconsistências podem ser diversas, como valores incorretos, rendimentos que não foram totalmente declarados, informações pessoais erradas, entre outros.

O que acontece quando alguém cai na malha fina?

Quando a malha fina acontece, a pessoa não recebe a restituição do imposto até que todas as dúvidas e informações solicitadas pela Receita Federal sejam retificadas e comprovadas.

Além disso, é sempre muito importante lembrar que os dados dos cidadãos brasileiros, principalmente por meio do número do CPF, estão presentes em bancos de dados da Receita Federal e por isso é imprescindível que todos os dados que constem em sua declaração do Imposto de Renda sejam sempre verdadeiros e passíveis de comprovação. Afinal, emitir informações ou informá-las de forma errada de forma proposital é crime.

Dicas para não cair na malha fina

Quer fazer sua declaração do Imposto de Renda e ficar bem longe da malha fina? Então siga essas dicas que separamos para você!

1. Separe com antecedência todos os seus documentos

Antes de iniciar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda ou de contratar um contador para fazê-lo é muito importante que você reúna todos os documentos necessários com antecedência para evitar que acabe esquecendo de alguma informação.

Por isso, é sempre importante guardar notas ficais de serviços, gastos com saúde e escola e tudo o mais que diga respeito aos gastos que você teve ao longo do ano. Assim, as informações ficarão mais organizadas e você evita esquecer algum dado.

2. Se atente aos possíveis erros de digitação!

Caso você informe algum valor errado para a Receita Federal – seja este erro em função de um número a mais ou a menos, por exemplo -, a declaração poderá ser comprometida, aumentando as chances de seu CPF cair na malha fina.

Por isso, ao fazer sua declaração do Imposto de Renda, é importante que você preste bastante atenção nos dados informados e após terminar de preenchê-la, revise tudo o que escreveu para evitar possíveis erros que tenham passado batido por você.

3. Tenha atenção quando declarar dependentes

Caso tenha filhos menores de idade que sejam seus dependentes financeiros ou ainda um cônjuge ou pais, você pode optar por declará-los em seu Imposto de Renda, mas não pode deixar de fora os rendimentos que eles tenham recebido.

Além disso, é importante ressaltar que um dependente só pode ser declarado assim em apenas uma declaração do Imposto de Renda. Dessa forma, crianças menores de idade, por exemplo, só podem constar na declaração do pai OU da mãe.

4. Não omita o valor real de seus bens!

Não se esqueça de declarar seus imóveis, veículos e qualquer outro bem com os valores que você pagou por eles e não com o valor de mercado atualmente!

5. Acompanhe a evolução de sua declaração no site da Receita Federal

Após preencher e enviar sua declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal pede um prazo de cerca de 48h para avaliar os dados informados com os dados divulgados pelas instituições financeiras.

Dessa forma, após passado este prazo de 48h você já consegue visualizar qual é o status de sua declaração e consegue, inclusive, retificar possíveis informações errôneas que constem em sua declaração.

Sobre o Autor

Paula Gargiulo
Paula Gargiulo

Jornalista especializada em Jornalismo Digital, é especialista em redação web e SEO, possui experiência em assessoria de imprensa, marketing de conteúdo e jornalismo de dados. Desde 2020 integra a equipe do Utua, já tendo escrito cerca de 20.000 conteúdos em mais de 60 países e atualmente é a gestora do time, alinhando visão estratégica com execução criativa — sempre com atenção à consistência da identidade verbal, à inovação nos formatos e ao impacto de cada entrega.