18/12/2025
13h47
calendário de pagamentos

O calendário de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 2026 foi divulgado no último 17 de dezembro. Quem recebe recursos de aposentadoria e pensões, além de outros benefícios sociais, já está acostumado a observar as datas para acompanhar os valores em conta. Mas por que será que é tão importante seguir o calendário de pagamentos?

Hoje, vamos abordar esse tema que impacta milhões de brasileiros que são aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios e entender que este escalonamento de datas serve para manter a organização dos órgãos responsáveis pelo pagamento. Além disso, o calendário serve para evitar filas em bancos e lotéricas de todo o País.

Por que o calendário de pagamentos é importante?

Como já adiantamos, o calendário de pagamentos serve para que os recursos sejam liberados de forma mais eficiente, já que estamos falando de um volume muito alto de dinheiro. Outro ponto importante é que a liberação sem esse escalonamento, ou seja, essa divisão por datas, faria com que bancos e casas lotéricas, por exemplo, ficassem com um alto fluxo de clientes.

Por isso, o pagamento dos benefícios previdenciários, do INSS, utiliza como base o número final do cartão do benefício, excluindo somente o dígito verificador. Se você nunca reparou ou entendeu bem, saiba que o dígito verificador é o número que vem após o traço. Assim, o último número do seu cartão é aquele que vem antes do traço.

A numeração final do cartão não é, contudo, a única forma de organização, já que os pagamentos para pessoas que recebem até um salário mínimo começam a receber no final do mês, enquanto beneficiários que recebem mais de um salário têm o benefício depositado a partir do início do mês.

Quais serão as datas de pagamento em 2026?

As datas de todo o calendário de pagamentos do ano já podem ser consultadas no site oficial do INSS ou no Portal de Notícias do Governo Federal. Mas, referente às datas de janeiro, saiba que os valores serão depositados entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro, considerando aqueles beneficiários que recebem o valor de até um salário mínimo.

Enquanto isso, os beneficiários com renda acima do piso – que terá alterações de acordo com o novo salário aprovado, passando de R$ 1.518,00 para R$ 1.621,00 – receberão o benefício de janeiro entre 2 e 6 de fevereiro.

Bom, agora que você já sabe que o calendário de pagamentos do INSS, referente a 2026, já foi divulgado, aproveite para consultá-lo e fazer o seu planejamento financeiro. Lembre-se de manter as contas em dia e procure sempre colocar a data de vencimento de seus compromissos com alguns dias de diferença após o recebimento do benefício.

Essa dica ajuda bastante para evitar o atraso de contas e para que você possa se programar com mais certeza sobre a data que receberá o seu benefício do INSS. Para te ajudar nessa organização, faça uma lista com prioridades e mantenha o controle sobre seus gastos para começar a construir reservas de dinheiro que ajudarão a realizar sonhos e outros compromissos maiores!

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.