08/12/2022
10h23
Carro como garantia de empréstimo

Atualmente, há diversas opções de empréstimo no mercado financeiro e, certamente, os empréstimos com garantia são os que possuem as melhores condições, com taxas de juros menores e prazo de pagamento mais atraentes.

Contudo, será que é possível utilizar um carro como garantia de uma linha de empréstimo? Continue a leitura deste texto que a gente te conta!

É possível utilizar um carro como garantia de empréstimo?

Primeiramente, saiba que sim! De forma geral, é plenamente possível utilizar um carro como garantia de empréstimo e, com isso, conseguir melhores condições de prazo e pagamento do crédito.

Contudo, é importante que seu carro preencha alguns requisitos necessários para que seja aceito como garantia. São eles:

  • Ano em que o carro foi fabricado;
  • Quantos quilômetros já rodou;
  • O quão bem conservado o veículo está;
  • Seu valor de mercado (comparado com o valor requerido pelo seu empréstimo).

É importante ressaltar também que quanto mais novo for o veículo, melhores serão as taxas de juros cobradas, pois o valor do carro, ao ser mais novo, tende a ser maior no mercado.

Além de que, o crédito máximo cedido pelo banco se baseia justamente no valor do veículo e pode variar de 50% a 90% do preço de mercado do automóvel.

Ainda assim, você continua sujeito a outras avaliações extras da instituição como sua análise de score de crédito em instituições como Serasa e SPC, histórico de pagamento de crédito, entre outros.

Afinal, o que é um empréstimo com garantia?

O empréstimo com garantia é uma modalidade de crédito que existe no mercado financeiro atualmente e é muito conhecida por apresentar taxas de juros e condições melhores de contratação, justamente por ter uma garantia.

Nesse tipo de empréstimo, para conseguir ser aprovado, é necessário que você disponibilize um bem material que esteja em seu nome e quitado, como um automóvel ou um imóvel, por exemplo, como garantia de pagamento do crédito solicitado.

Ao fazer isso, o banco tem uma garantia de que não ficará no prejuízo caso você não consiga arcar com o pagamento do empréstimo e aí concede uma taxa de juros que tende a ser melhor e menor do que a praticada na modalidade de empréstimo pessoal, tipo de crédito em que não é necessário nenhuma garantia.

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!