11/09/2025
07h48
carteira de trabalho

À medida que crescemos – ou que nossos filhos chegam à maioridade é muito comum que a ansiedade pelo primeiro emprego apareça. Pensando nisso, você sabe como emitir a carteira de trabalho para apoiar aquelas pessoas que precisam do documento neste momento? 

É isso que vamos aprender hoje, considerando o passo a passo oficial indicado pelo Governo Federal e o órgão responsável pelo documento, que é o Ministério do Trabalho e Emprego. Assim, fique atento às informações e compartilhe com quem mais precisa! 

O que é a carteira de trabalho? 

A carteira de trabalho é muito importante, pois registra todas as experiências profissionais de um trabalhador, mas ela não serve apenas para trazer os dados de empregos passados e atuais, mas também para garantir que os direitos trabalhistas sejam cumpridos conforme prevê a lei. 

Não existem requisitos para fazer a carteira de trabalho, pois ela pode ser emitida por todas pessoas que têm o CPF – o Cadastro de Pessoa Física, o que, geralmente, acontece desde cedo. É importante que você saiba que esse documento é totalmente gratuito, ou seja, ninguém deve pagar por isso. 

O documento ainda é impresso? 

Muita gente deve se lembrar da carteira de trabalho impressa, uma pequena caderneta de capa azul. Mas, nos dias de hoje, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é emitida de forma digital, em um plataforma que concentra toda essa temática da vida do trabalhador.

Para novos registros de trabalhos, ou seja, anotações para quem começou um novo emprego, tudo será feito de forma digital. Mas é verdade que a carteira ainda é emitida de forma impressa para que os antigos registros de trabalho, anteriores ao lançamento da CTPS Digital, sejam identificados. A versão física também pode ser exigida em órgãos públicos e organismos internacionais.

E se você tem em casa a carteira de trabalho impressa, guarde-a com carinho, pois ela tem informações preciosas de trabalhos antigos, principalmente para aqueles trabalhadores que prestavam serviços nos anos 1980, 1990 e 2000.

Como emitir a carteira de trabalho? 

As pessoas interessadas em emitir a carteira de trabalho podem fazer o processo de modo simples, já que o serviço é totalmente digital e gratuito. Para isso, veja o passo a passo que separamos para você abaixo. 

1️⃣ Com o CPF em mãos, baixe o aplicativo GOV.BR – caso ainda não tenha – e crie uma conta totalmente gratuita. É a partir desse cadastro no sistema de serviços do Governo Federal que você terá acesso à emissão da CTPS Digital. Nos últimos anos, esse aplicativo tem concentrado muitas solicitações direcionadas a benefícios sociais e até mesmo a validação de assinaturas digitais.  

2️⃣ Já no aplicativo do GOV.BR, acesse a opção “Obter a carteira de trabalho” e siga com as recomendações descritas na página, que orientam basicamente o preenchimento de dados do trabalhador. Assim, você conseguirá fazer o processo de solicitação sem nem precisar sair de casa. Em caso de dúvidas, o Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza o número 158 para ligações, que são gratuitas.

Facilidades da CTPS Digital

As principais vantagens da CTPS Digital estão relacionadas justamente a essa retirada da burocracia ao tirar o documento. Com a possibilidade de fazer o processo totalmente on-line, as pessoas têm mais praticidade no dia a dia e isso torna a emissão do documento mais acessível para todos que precisam.

Outro ponto muito interessante é que a carteira de trabalho digital é atualizada em tempo real, quando os empregadores fazem anotações de aumento de salário, férias e outras. Além disso, os meios digitais contribuem e muito para a retirada excessiva de papel da sociedade, mantendo as mesmas funções de uma carteira, mas em formato digital. E você, já emitiu sua carteira de trabalho? O documento é impresso ou digital?