16/10/2025
14h15
carteira para professores

O Ministério da Educação anunciou, no último Dia do Professor, 15 de outubro de 2025, a criação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). Essa carteira para professores tem como objetivo reconhecer o trabalho dessa categoria profissional, com descontos em cinemas e atrações culturais e cartões de crédito com condições diferenciadas.

O que é a carteira para professores?

A carteira para professores é um documento oficial, que terá validade de 10 anos e poderá ser solicitada por professores da rede pública e privada de todo o Brasil. Os professores de todos os níveis da educação terão direito a esse documento, justamente porque o propósito da ação é valorizar os professores brasileiros.

Esse documento trará os seguintes dados do professor: nome completo; número do CPF; filiação (nome dos pais); data e local de nascimento; instituição de ensino o professor trabalha com o Estado de atuação; e um QR Code.

Descontos exclusivos e cartões de crédito diferenciados

Entre os principais benefícios da carteira para professores estão descontos em eventos e atrações culturais, como ingressos para cinemas, teatros e shows, acesso a ferramentas de trabalho, descontos em hotéis e outras possibilidades exclusivas que fazem parte do Programa Mais Professores.

Um ponto muito interessante é que a carteira para professores também tem como objetivo facilitar a solicitação de cartões de crédito com condições diferenciadas para essa categoria de trabalhadores, como aqueles produtos emitidos sem anuidade. Ou seja, essa é uma iniciativa que faz a diferença na vida financeira dos professores.

Como solicitar o benefício?

Para solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil, os professores interessados devem acessar a plataforma Mais Professores, utilizando o login de cadastro do GOV.BR, que desde o dia 16 de outubro de 2025 já recebe pedidos do documento lançado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação.

É importante lembrar que uma das regras para solicitação da carteira para professores os docentes (professores) precisam estar com o CPF regular perante a Receita Federal, ou seja, sem restrições. Além disso, os professores precisam estar trabalhando com o ensino no momento da solicitação.

A expectativa do Governo é emitir 2,7 milhões de documentos, que é referente ao número de professores que estão ativos neste momento em todo o território nacional.

Programa Mais Professores

O Programa Mais Professores foi criado justamente para valorizar os professores e incentivar formações e o ingresso de docentes nas redes públicas de ensino e áreas mais remotas. Esse incentivo para que mais professores atuem em regiões com poucos profissionais é feito por meio de bolsas.

As formações buscam que os professores tenham acesso a conteúdos atualizados sobre diversas áreas de conhecimento. Mas os professores podem ver outros benefícios acessando a Plataforma e utilizar de forma frequente para sempre garantir novidades e conferir as vantagens do programa.