“Você teve o celular invadido e vamos divulgar suas fotos íntimas!” Dá medo de ler essa frase, não é mesmo? Mas você deve manter a calma, pois esse é mais um golpe que tem um único objetivo: tirar o seu dinheiro. E, com a infinidade de fraudes que parecem surgir a cada novo dia, é importante estar sempre atento para não cair em situações como essa.
Como funciona o golpe do celular invadido?
O golpe do celular invadido – também conhecido como “Olá, pervertido!” – acontece de forma bem simples: criminosos entram em contato e informam que conseguiram acessar o seu celular e estão com todas as suas fotos. Isso vale também para mensagens sobre invasões a computadores e outros dispositivos de armazenamento de fotos e vídeos conectados à internet.
Na maioria das vezes, não houve qualquer invasão aos seus dispositivos, mas os criminosos utilizam ferramentas de Inteligência Artificial para criar imagens julgadas comprometedoras e que ninguém gostaria que fosse divulgado. E isso deixa a vítima muito vulnerável aos pedidos de valores para que as fotos e vídeos não sejam divulgados na internet.
Pedidos de dinheiro
Os pedidos de dinheiro sempre vão ocorrer no golpe do celular invadido. Isso porque, como dissemos anteriormente, o único objetivo desse golpe é arrecadar valores de forma ilícita, por meio da intimidação da vítima. Essa exposição, na maioria das vezes, não ocorre, porque o ideal é que as pessoas encerrem o contato com criminosos assim que receber o aviso de que o celular foi hackeado.
Mas casos em que há divulgação devem ser comunicados às autoridades policiais. Recentemente, há relatos em noticiários de pessoas que sofreram com a criação de imagens a partir de fotos comuns. E é fundamental informar à polícia o golpe do celular invadido para que esses criminosos sejam identificados ou esse tipo de fraude seja esclarecido.
Dicas para não cair nesse tipo de golpe!
Para não perder dinheiro, o ideal é, conforme dito acima, bloquear imediatamente esses profissionais e jamais abrir os anexos enviados pelos criminosos. Esse tipo de golpe explora a vergonha das vítimas e o medo de terem momentos íntimos divulgados, e nesse momento de fragilidade as pessoas podem pensar em ceder aos pedidos de dinheiro e fazer transferências.
Portanto, lembre-se de manter a calma em qualquer situação em que você desconfia de um golpe. Um sinal muito importante de que você está sendo vítima de uma fraude é a urgência que os criminosos criam para que você faça depósitos. Esses são sinais importantíssimos para você fugir desse tipo de situação e perder dinheiro. Por isso, esteja sempre em alerta!