O calorão está em alta na região em que você mora? Bom, se não está tão quente agora, pode ser que em breve os dias ensolarados e com recordes em temperaturas altas voltem. E é por isso que trouxemos um papo bem legal: a forma correta de utilizar o chuveiro no verão para que você se mantenha sempre fresco, limpinho e cheiroso, mas sem que isso pese no bolso.
Existe um tema muito legal que pode impactar positivamente em nossas finanças pessoais e no orçamento doméstico que é a eficiência energética. E sabe por que isso é importante? Porque o tema reúne dicas de como utilizar a energia de forma consciente, sustentável e sem desperdícios. Com ajustes simples em nossos hábitos, a exemplo de como utilizar o chuveiro no verão, você consegue enxugar gastos altos na fatura de energia elétrica.
Como utilizar o chuveiro no verão de forma econômica?
Primeiro de tudo é importante lembrar que o chuveiro é um dos grandes vilões do consumo de energia em nossa casa. Mas calma: não é para parar de tomar banho não, viu? Isso acontece porque a potência dele é bastante alta, afinal, ele precisa de um esforço gigante para esquentar a nossa água, o que torna o consumo maior.
Por isso, se você utilizar o chuveiro no verão da forma mais indicada por especialistas, as chances de economizar são gigantes. E isso é possível de um jeito simples: observe o modelo do seu chuveiro e, a partir disso, ajuste o termostato dele para a posição verão. Em versões mais populares dos chuveiros, eles vêm com os inscritos de desligado, inverno ou verão. Em dias quentes, portanto, prefira mantê-lo na posição versão.
Ah, e uma dica importante: sempre mude o termostato com o corpo seco e o disjuntor do chuveiro desligado, combinado? Nada de economizar quando o assunto é segurança, pois choques elétricos são graves e podem causar óbitos. Lembre-se: água e energia não combinam.
Como fazer com modelos de chuveiro diferentes?
Se o seu chuveiro é um pouco mais moderno, é possível regular a temperatura girando a haste para a posição mais próxima do desligado, observando, é claro, qual é a temperatura mais confortável da água. Para utilizar o chuveiro no verão de modo mais econômico caso seu equipamento tenha números, geralmente de I ao III, vá também ao mais próximo do zero.
Mas vamos combinar uma coisa? Nada de tomar banhos frios se isso te faz mal. A eficiência energética é uma aliada para você economizar, mas ela também significa utilizar a energia com conforto. Porém, o que temos que eliminar é o desperdício, e isso quer dizer não só reduzir a potência de funcionamento do chuveiro no verão, mas reduzir o tempo de banho (se possível).
Existe um tempo ideal de banho?
Os especialistas dizem que banhos de cinco a 10 minutos são suficientes para sairmos limpinhos. E o que não deve ser levado como algo comum aqui? Justamente aquele tempo que perdemos pensando na vida enquanto a água cai ou até mesmo cantarolando. Pode cantar? Pode! Mas sem fazer show enquanto a água e a energia descem pelo ralo. Aí, meu amigo, a conta vai lá em cima!
Continue acompanhando as dicas do Clube U. para economizar no dia a dia, com pequenas mudanças de hábitos. Isso faz bem para o bolso e faz bem para o planeta, e é por isso que precisamos estar atentos ao nosso consumo. Esperamos que tenha gostado de mais um conteúdo e coloque em prática essa dica especial a partir do próximo banho! Aguardamos você para novas descobertas em nossa jornada financeira. Até logo!