
A gente se desespera quando percebe que foi vítima daquele velho e famoso golpe da clonagem de cartão, principalmente quando o criminoso faz uma compra de alto valor.
Você sabe o que fazer nessas situações e quem fica com o prejuízo? Essas são algumas das perguntas que a gente vai responder hoje, para que você fique cada dia mais informado sobre seus direitos! Bora ler?
O que é clonagem de cartão?
A clonagem de cartão acontece quando criminosos conseguem copiar os dados de um cartão de crédito, débito ou pré-pago. Antigamente, era muito comum que as maquininhas de cartões fossem modificadas para fazer a coleta de informações sensíveis, como o nome do titular do cartão, a numeração, data de vencimento e o código de segurança de 3 dígitos – o CVV.
Nos dias de hoje, muitos cartões não trazem mais essas informações para reduzir as chances de os criminosos utilizarem os dados para fazer compras. Mas, mesmo assim, os golpistas seguem encontrando falhas de segurança e conseguem fazer compras se passando pelos titulares dos cartões. E, quando essa fraude acontece, saiba que o prejuízo não pode ser seu.
E aí, o prejuízo é de quem?
Quando acontece a clonagem de cartão, muitas pessoas pagam a conta sem saber que o prejuízo não é da vítima da fraude! Quem deve pagar por isso é a operadora do cartão, uma vez que o entendimento é de que as empresas devem zelar pela segurança de dados – isso está expresso no Código de Defesa do Consumidor, viu?
Os usuários podem passar por situações como essas e ter o cartão clonado, mesmo que se protejam. Às vezes a falha pode não estar em algo que você fez, mas sim em uma fraude que envolve falhas de segurança em maquininhas, compras via internet ou até mesmo o vazamento de dados dos cartões, embora isso seja mais raro.
Mas atenção: você nunca deve descuidar da segurança de seus dados! Se você emprestou seu cartão ou compartilhou fotos, por exemplo, cair em um golpe de clonagem de cartão, pode correr o risco de ter que assumir esse prejuízo, pois você terá causado a situação. Lembre-se: segurança nunca é demais e cartões devem ser pessoais e intransferíveis!
O que fazer quando o cartão for clonado?
Ao perceber que caiu no golpe da clonagem de cartão, entre em contato com banco e informe que não reconhece aquela compra e que acredita que foi vítima de um golpe. Nessa situação, é importante que você saiba que a compra deverá ser cancelada e o banco poderá prosseguir de duas formas: estornar o valor ou emitir uma nova fatura sem o valor da compra feita sem o seu consentimento.
Além disso, é necessário que o cartão clonado seja bloqueado para evitar novas compras. E, nesse caso, uma nova unidade será emitida em seu nome, com dados completamente diferentes daqueles que foram utilizados para fins indevidos e criminosos.
É importantíssimo que você faça um boletim de ocorrência, pois isso o protegerá de cobranças futuras ou problemas relacionados às compras realizadas no momento em que foi vítima da clonagem de cartão. Agora, se você quer saber como se proteger mais no dia a dia, veja as dicas abaixo!
Proteja-se de golpes!
Para se proteger de golpes como esse, o primeiro passo é seguir a regra básica de jamais compartilhar os dados de seus cartões. Ao perceber que perdeu um cartão, cancele-o imediatamente para evitar dores de cabeça. Em compras virtuais, prefira gerar cartões on-line que podem ser criados no momento de fazer a compra e excluídos logo após.
O crime se atualiza. Por isso, nos dias de hoje, é muito comum que redes de criminosos imitem os links de sites de bancos ou de lojas para aplicar golpes. Tenha muito cuidado ao abrir links suspeitos e sempre confira se o site que está acessando é seguro e oficial do banco ou do comércio em que fará as suas compras, combinado?