21/08/2025
13h42
CNH Social (1)

Muita gente sonha em tirar a carteira de motorista quando faz 18 anos, mas, na hora de correr atrás, mesmo fazendo uma pesquisa de preços, os valores altos acabam fazendo muita gente desistir ou adiar esses planos, o que é muito triste, pois a habilitação às vezes pode até representar uma chance de emprego.

Pensando nisso, o governo criou a CNH Social, um programa que ajuda quem tem pouca renda a tirar a carteira sem pagar nada. Vem conhecê-lo com a gente!

O que é a CNH Social?

A CNH Social é uma ajuda do governo para quem não tem condições de pagar por todo o processo da carteira. E tudo isso é possível graças a uma nova lei, que entrou em vigor no dia 12 de agosto de 2025, e permite que os estados usem parte do dinheiro das multas de trânsito pra pagar os custos pra quem é de baixa renda.

Cada estado é responsável por organizar o programa, junto com o Detran, e dizer como vai funcionar. A ideia é dar uma chance pra quem nunca conseguiu tirar a CNH por falta de dinheiro — e até ajudar quem já dirige sem o documento a se regularizar e conseguir emprego, já que tem muita vaga que exige carteira. Com certeza você vai se lembrar de alguém nessa situação.

Quem pode conseguir a CNH de graça?

Como todo programa social, é importante entender que exige regras específicas para conseguir tirar a CNH Social. Por isso, vejo agora quais são os requisitos para você conseguir tirar o documento sem pagar nada por isso: é necessário ter, pelo menos, 18 anos; estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais); e ter renda de até meio salário mínimo por pessoa da família, que hoje é calculado em R$706,00.

Mas se você não sabe se está no CadÚnico, é só procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais perto da sua casa. Uma forma de saber se tem direito é somar a renda das pessoas que trabalham ou recebem benefícios em casa e dividir por todos os moradores – o que é chamado renda per capita.

A carteira sai mesmo de graça?

Sim, se você se encaixar nas regras e for aprovado na seleção feita pelo Detran do seu estado. Mas é bom ficar de olho nos editais e prazos, porque a procura está sendo grande e cada lugar tem um jeito de organizar a fila. Para aqueles que forem selecionados, todos os custos serão pagos: exame médico, exame psicológico, aulas teóricas, aulas práticas, taxa de prova (até se precisar fazer de novo) e a emissão da carteira.

Na maioria dos estados, as categorias A (moto) e B (carro) serão prioridade, ou seja, essas categorias serão o foco do governo para que as pessoas tirem a habilitação. Mas tem cidade que pode incluir as categorias C, D e E também, pra quem quer dirigir ônibus ou caminhão.

Como faço pra participar?

Pra tentar conseguir a CNH Social, você precisa acompanhar o site do Detran do seu estado, como você viu ali em cima. É por lá que saem os avisos, datas e os documentos que você precisa mandar para participar do processo de seleção. Mas se você não for chamado de primeira (na primeira chamada), não desista: pode ser que alguns candidatos não aproveitem essa grande oportunidade e você poderá ser chamado depois.

De toda forma, nunca desista! Mesmo se não conseguir a CNH Social, faça um planejamento para juntar pequenas quantias ao mês e realizar esse sonho.

Você pode, ainda, conversar com o seu patrão e demonstrar como é importante esse processo para a sua vida e que isso pode apresentar bons frutos para a empresa também. Essa é mais uma possibilidade de conseguir alcançar seu sonho mais rapidamente, contando com a solidariedade ou combinados.