19/09/2025
13h33
cnpj com letras

Você sabia que a partir de 2026 as novas empresas terão CNPJ com letras? É possível que você tenha mais contato com essa numeração após o surgimento do Pix, já que muitas empresas colocam como chave para recebimento de valores esses números que representam algo parecido com o nosso CPF.

Enquanto o CPF significa Cadastro de Pessoa Física, o CNPJ é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, ou seja, das empresas. A inclusão de letras no CNPJ é uma medida da Receita Federal que tem como objetivo básico modernizar o sistema e, ainda, ampliar o número de combinações para diferenciar a identificação das empresas.

CNPJ com letras: como será na prática?

Bom, aquele CNPJ que a gente conhece, com 14 números, não vai deixar de existir. As empresas que se cadastrarem antes de 2026 vão continuar com a mesma identificação de antes, apenas com números. A inscrição alfanumérica, como é chamada, passa a valer somente para novas empresas com cadastros emitidos a partir de julho de 2026.

Um ponto muito interessante é que essa nova inscrição valerá para empresas, organizações, produtores rurais, profissionais autônomos e outras classificações de pessoas jurídicas. A Receita Federal deve fazer novos anúncios em 2026 sobre o CNPJ com letras para ajudar a sociedade a entender melhor essa mudança.

Enquanto isso, vamos ver por qual motivo as letras de A a Z serão incluídas nas inscrições de pessoas jurídicas?

Por que serão incluídas as letras?

O motivo para isso nós contamos no início do texto. Para se ter uma ideia do problema que temos hoje, veja o número de empresas que existem hoje no Brasil: 24,9 milhões de CNPJs estão ativos neste momento e outros 29,2 milhões estão desativados, dados que foram divulgados pela Receita Federal.

Mas, considerando todas aquelas inscrições que já foram registradas um dia e que sofreram a baixa no sistema – a palavra baixa é usada para empresas que fecham as portas -. já foram registrados mais de 63 milhões de CNPJs no Brasil.

Com tantos registros assim, as combinações dos 14 números que formam o CNPJ atual estão se esgotando. O CNPJ com letras, portanto, é uma saída para diversificar as inscrições e manter cada número único e permanente, já que, assim como no nosso CPF, essa inscrição do CNPJ não pode ser reaproveitada, mesmo nos casos em que as empresas dão baixa no CNPJ.

O CNPJ vai mudar muito?

Não, o CNPJ não vai ficar muito diferente daquilo que a gente já conhece. A solução da Receita Federal para evitar o esgotamento, é adicionar as letras do alfabeto (de A a Z) em posições estratégicas do número de 14 caracteres.

A estrutura, no entanto, vai continuar familiar, com a raiz da empresa e os dígitos verificadores. A grande diferença é que a inclusão do CNPJ com letras vai multiplicar o número de combinações possíveis, garantindo a viabilidade do sistema por longos e longos anos. Legal, não é mesmo?

Já tenho um CNPJ, preciso fazer alguma coisa?

Lembra do que falamos aqui no início? Essa mudança só é válida para novos negócios, então, se você já tem um CNPJ, fique tranquilo pois não precisa fazer absolutamente nada. Seu CNPJ atual, com todos os números que você já decorou (ou não), vai continuar valendo.

Como será a mudança?

A transição para um CNPJ alfanumérico – o CNPJ com letras – ocorrerá de forma gradual, com um calendário para definir quais setores ou tipos de empresas serão os primeiros a receber esse novo formato. E como dissemos lá no início, novas comunicações serão feitas sobre o assunto.

Essa mudança significa que a Receita Federal busca sempre aprimorar as tecnologias utilizadas para deixar o sistema tributário sempre em bom funcionamento. Para as empresas, de todos os portes, é possível que o CNPJ com letras envolva uma adaptação para reconhecimento das letras, mas isso não deve ser um grande problema.

Fato é que, a partir de julho de 2026, você não precisará estranhar o uso de CNPJ com letras, combinado?