01/10/2025
12h59
comer fora

Ah, como é bom esperar o fim de tarde na sexta-feira só para passar no barzinho ou na lanchonete e saborear uma comida diferente, não é mesmo? E quantas pessoas não esperam o fim de semana para comer fora e sair um pouco da rotina da casa e do trabalho?

Bom, esse é um hábito muito comum dos brasileiros, mas será que comer fora sempre é a melhor escolha? Vamos fazer uma reflexão juntos: você sabe quanto gastou no último mês com lanchinhos fora de casa ou pedidos em aplicativos?

O peso de comer fora

É muito difícil estimar quanto uma pessoa gasta em média em refeições feitas fora de casa ou por pedidos em aplicativos de entrega de alimentos. Mas se formos considerar bebidas e sanduíches para um casal, por exemplo, é bem provável que a conta fique muito próximo de R$50,00 (cinquenta reais).

Considerando que esse mesmo casal tenha o hábito de comer fora uma vez por semana, temos uma continha de R$200,00 por mês. Mas esse valor é o mínimo, porque quando falamos de refeições, mesmo pratos feitos, esses valores podem subir bastante.

O peso disso no orçamento vai variar muito de pessoa a pessoa, dependendo do tipo de restaurante frequentado ou alimento preferido. E o nosso objetivo aqui não é recomendar que você não faça mais isso, pelo contrário: queremos que siga aproveitando esses prazeres na vida, mas de forma consciente.

Como fazer escolhas conscientes?

Não é difícil fazer escolhas conscientes para comer fora. O primeiro passo para isso é reservar em seu orçamento mensal um valor que poderá ser utilizado em momentos de lazer como esses de visitar um restaurante, comemorar o aniversários de familiares e amigos em um bar e assim por diante.

Com um valor delimitado para esse tipo de atividade, você não corre o risco de ficar sem dinheiro no final do mês ou de gastar o valor de pagar contas. Planejar as suas saídas é fundamental para evitar que o dinheiro não dê para as prioridades também.

E um dos benefícios de se planejar é que você pode fazer escolhas melhores. Se em um mês você sabe que tem o aniversário de um amigo em um restaurante mais caro, por exemplo, pode optar por ficar em casa nos demais finais de semana para não extrapolar os valores que se propôs a gastar.

Essas atitudes podem parecer limitantes e chatas no começo, mas depois você começa a perceber que essas pequenas mudanças ajudam e muito no controle do seu dinheiro. Além disso, aproveitar a sua própria companhia ou a companhia de pessoas queridas em casa também é algo valioso, concorda?

Cozinhe em casa!

Ao reduzir o número de vezes em que você deixa sua casa para comer fora, você também consegue aproveitar mais o seu lar e pode se descobrir na cozinha. Muitas vezes, as pessoas saem para se alimentar na rua ou pedem alimentos por aplicativo porque estão com vontade de comer algo diferente.

Mas e se você buscasse a receita na internet e tentasse fazer sozinho? Essa com certeza pode ser uma excelente ideia. E isso ajuda na economia de dinheiro com transporte, além do que você comprará ingredientes que poderão ser utilizados em outros pratos.

Ao cozinhar junto aos seus filhos ou companheiro, por exemplo, você cria memórias afetivas incríveis e divide diversos ensinamentos, como a paciência para cumprir o passo a passo das receitas; a necessidade de se atentar para o quantitativo de alimentos; e o próprio desenvolvimento de habilidades que só quem coloca a mão na massa alcança.

Por isso, a partir de hoje, encorajamos você a passar mais tempo em casa, economizando dinheiro e criando muitas receitas incríveis para não ficar refém de comer fora todas as vezes em que tiver alguma vontade.