07/08/2025
08h39
compras no atacado

Você já fez compras no atacado? Se sim, já deve ter notado que os grandes supermercados fazem boas promoções para as pessoas que fazem compras em grandes volumes, ou seja, que levam uma grande quantidade de produtos.

Isso é muito comum para restaurantes, pequenos comércios que abastecem as lojinhas do bairro, estabelecimentos de sanduíches e por aí vai, mas será que você também não pode aproveitar essas vantagens?

É vantajoso fazer compras no atacado?

Sim! E já estamos falando isso sem rodeios porque existem dados que mostram que a economia das pessoas ao fazer compras no atacado pode variar entre 15% e 20% quando se compara os preços com supermercados tradicionais.

Contra dados, portanto, não há muitos argumentos, concorda? Então a primeira coisa que você precisa entender é que essa economia é real, sim, e é por isso que, em 2023, os dados mostravam que 3 a cada 10 famílias já preferiam fazer compras em atacarejos.

Por que os preços são menores?

Quem faz compras no atacado paga preços menores porque os atacarejos têm uma política de preços que funciona mais ou menos assim: a partir de uma determinada quantidade de itens do mesmo produto, você pode pagar o preço do atacado. E é justamente essa possibilidade que tem levado cada vez mais famílias aos supermercados que dão desconto na compra de mais quantidades de um mesmo alimento, produto de higiene e assim por diante.

Como aproveitar a economia?

O primeiro passo é comparar preços. Vá até o atacarejo mais próximo de sua casa – se tiver – e compare os preços das unidades com os supermercados que você já costuma frequentar. Mesmo que você vá comprar poucas unidades, é possível que você encontre preços mais em conta. Mas atenção: isso precisa ser conferido pois varia muito entre regiões, viu? E outro ponto importante é que se o atacarejo for longe da sua casa, o deslocamento nem sempre vai compensar o seu esforço.

Então quando é que vai valer a pena fazer compras no atacado? Em dois casos principais: quando a sua família for grande e você já tiver que comprar mais quantidades de produtos ou se você puder juntar mais pessoas (formar um grupo) para fazer compras e economizar. É preciso ter bastante organização para montar um grupo e fazer compras no atacado, mas muitas pessoas já fazem isso e colhem bons frutos das promoções.

Devo ficar atento em alguma coisa?

Sim. As compras no atacado são muito boas nos casos que você viu ali em cima. Mas se você não tiver espaço para armazenar suas compras, essa pode não ser uma boa ideia, pois você estará pagando para depois desperdiçar alimentos, por exemplo. Então, isso não vale a pena de jeito nenhum! Mas se você consegue guardar itens que não são perecíveis por mais tempo ou congelar carnes quando elas estiverem em promoção, isso pode sim ser muito bom.

Então, agora você já sabe que o que tem que fazer é pesquisar os preços e entender o consumo da sua família. Se a compra do mês é grande, o atacarejo pode ser uma excelente opção! Se conseguir formar um grupo de amigos ou familiares para fazer essas compras e economizar, melhor ainda! As compras no atacado só não serão boas se for para desperdiçar os produtos ou pagar mais caro em pequenas quantidades, combinado?