A palavra crédito está presente em nossa vida financeira de diversas formas, como nas possibilidades de comprar no cartão e parcelar itens, pedir empréstimos, financiar compras mais caras. Mas pouco se fala sobre o limite de consumo futuro, algo que deveria pesar em cada decisão do dia a dia, já que esse conceito nos mostra como o nosso comportamento atual pode afetar a vida lá na frente.
Hoje, vamos falar sobre esse assunto tão importante para nosso planejamento financeiro, com o intuito de entendermos as consequências das decisões tomadas hoje. E por que o limite de consumo futuro é algo que devíamos prestar mais atenção? Justamente porque ele nos permite ter mais controle financeiro e até mesmo evitar situações complicadas no futuro por decisões que não foram bem calculadas.
O que é o limite de consumo futuro?
O limite de consumo futuro representa que o consumidor compromete a sua situação financeira por um longo período de tempo quando decide tomar o crédito hoje. Vamos simplificar isso com um exemplo? Se eu decido comprar hoje um celular e parcelo o item em 10 vezes, quer dizer que por quase um ano eu terei aquele compromisso financeiro.
Automaticamente, o que acontece é que eu reduzo o dinheiro que eu teria lá na frente. Como os próprios termos já dizem, significa que você terá uma limitação futura. Ainda considerando o exemplo anterior, em cinco meses você não terá, em sua renda, o valor correspondente àquela parcela. Os valores que você recebe, portanto, já estão comprometidos.
A chave do planejamento financeiro
O planejamento financeiro é uma das ferramentas mais interessantes para que o limite de consumo futuro não seja uma verdadeira pedra no seu sapato. Vamos pensar que cada parcela daquele celular novo é R$300,00. Imagina carregar essa responsabilidade por 10 meses? Isso significa que você não terá esse valor livre tão cedo.
Nós não queremos que você pense que o parcelamento está errado. Muito pelo contrário: ele ajuda muitas pessoas a conquistarem itens que são uma necessidade imediata. A questão aqui é que tudo precisa ser bem pensado. E se lá na frente você precisar de R$300,00, diante de imprevistos, e não tiver condições de arcar com a parcela?
O custo do crédito, por vezes, é o endividamento, a inadimplência, o pagamento de juros… Quando pensamos em limite do consumo futuro, precisamos detalhar em nossos orçamentos o que não vai nos apertar lá na frente e ter uma reserva para cobrir imprevistos, como a perda de um emprego, a necessidade de fazer um reparo em casa que está causando um vazamento e até mesmo questões relacionadas à saúde.
Por isso, a dica principal aqui é: faça um orçamento detalhado, considerando não só a compra do celular, mas todas as outras compras que você fez no crédito e que comprometerão sua renda futura. A partir disso, você terá uma visão clara se é possível ou não fazer mais compras e como isso pode te deixar sem disponibilidade de dinheiro.
Trocas intertemporais
Um tema muito legal, que já falamos aqui no Clube U., e que se conecta muito com o limite do consumo futuro são as trocas intertemporais, um conceito que nos faz olhar para os efeitos das nossas escolhas no futuro. Ou seja, o que eu faço hoje, mais uma vez, compromete meu futuro. Será que não valeria a pena juntar uma parte do celular para comprá-lo em condições melhores e ter um comprometimento de renda futuro menor?
Guardar mais dinheiro hoje para ter liberdade de compra amanhã pode ser uma saída interessante para evitar o endividamento ou situações financeiras difíceis e indesejadas. Gastar mais dinheiro no presente pode representar uma limitação grande no futuro. E o futuro, você já sabe: não tem como prever… Reflita, siga nossas dicas e comece hoje a planejar melhor a sua vida financeira.