A COP 30 está em todos os noticiários, mesmo que você não veja, todo mundo está falando nesse evento. E o foco está no Brasil porque essa grande ação que discute as mudanças climáticas será realizado em Belém, no Pará.
O Brasil será palco desta reunião da Organização das Nações Unidas, a ONU, pela primeira vez, e antes que a gente entenda melhor o que significa, vamos ver o que significa a sigla? COP, em inglês, é Conference of the Parties, ou Conferência das Partes em nosso português.
O que é a COP 30?
A Cúpula Climática da ONU, com representantes de 193 países de todo o mundo, ocorrerá entre 10 e 21 de novembro de 2025. Esse é o 30º (trigésimo) encontro realizado para discutir como frear as mudanças climáticas e reduzir os efeitos do aquecimento global.
Especificamente para o país que é anfitrião do evento, o momento é de mostrar o que está sendo feito de positivo para ajudar na jornada da sustentabilidade. Por isso a COP 30 tem sido tão debatida nos últimos tempos, porque precisamos fazer bonito, principalmente pelo fato de termos a maior floresta tropical do mundo: a Floresta Amazônica.
Por que a COP será em Belém?
Belém foi a cidade escolhida justamente porque o objetivo é destacar a importância da Amazônia. Além disso, a expectativa é discutir formas de manter o desenvolvimento da região, mas sem que isso comprometa a biodiversidade da região. Mas a cada ano a conferência é realizada em uma cidade e um país diferente.
O governo brasileiro tenta garantir que o progresso chegue para as pessoas que moram na região da floresta, mas de um jeito que o meio ambiente seja conversado, atuando com responsabilidade social e ambiental.
Esse é um equilíbrio difícil mas fundamental, já que é responsável por regular o ciclo das chuvas na América do Sul e absorver carbono, liberando oxigênio que é tão vital à nossa sobrevivência. É importante lembrar que o bioma amazônico se estende em nove países da América do Sul, com predominância de cerca de 60% do território no Brasil.
O que os países vão discutir?
Nas duas semanas em que a COP 30 é realizada, os países enviam membros para discutir o que pode ser feito para reduzir o aquecimento do planeta. Entre os principais objetivos da cúpula do clima, neste ano haverá um balanço daquilo que foi feito nos últimos dez anos em cumprimento ao Acordo de Paris.
Mas as duas metas mais importantes da COP 30 são: rever os pactos sobre o clima de mais de 200 países e definir novos compromissos para impedir que o planeta aqueça mais de 1,5 grau, o que poderia causar grandes e negativos impactos sobre a vida das pessoas, dos animais e mudanças na temperatura dos oceanos e da biodiversidade.
São esperadas cerca de 40 mil pessoas na COP 30, quando ativistas, autoridades globais, empresas e entidades abordarão temas como a redução das emissões dos gases que provocam o efeito estufa e o aquecimento global, a proteção das florestas, os impactos do aumento da temperatura no mundo e a adaptação dos países mais vulneráveis.