Crianças no supermercado nos deixam felizes. É inegável o quanto os pequenos nos encantam apenas por agir naturalmente. Fazer compras ao lado delas pode ser uma fonte de aprendizado sobre o dinheiro, algo que deve ser ensinado desde cedo para a formação de adultos financeiramente mais conscientes.
Mas você já saiu do supermercado com aquela sensação de que gastou mais do que devia? Ao levar as crianças ao supermercado isso pode acontecer com mais frequência, principalmente quando você percebe que a diferença está em doces, balas, joguinhos, iogurtes ou biscoitos recheados que não estavam na lista…
Isso acontece porque a emoção dos pequenos, muitas vezes, fala mais alto que o planejamento financeiro dos pais. Mesmo que sem querer, as crianças não conseguem entender a importância do controle do orçamento como nós, e é sobre isso que vamos falar hoje.
Por que a emoção das crianças impacta o valor das compras?
Para entender melhor por que as crianças no supermercado podem influenciar no valor final da compra, é preciso que você se lembre que existe toda uma estratégia de marketing dos estabelecimentos e das marcas que é direcionada ao olhar não só dos adultos, mas dos pequenos.
É preciso observar, portanto, que a indústria investe para atrair o olhar das crianças. Com caixas chamativas, personagens infantis e influencers moda e embalagens coloridas, esses produtos são feitos para gerar uma conexão emocional imediata.
Para uma criança, a compra não é uma decisão racional baseada na necessidade, mas a satisfação de um desejo que surge naquele momento. E vamos ser honestos? É um trabalho difícil convencer crianças no supermercado de que elas não precisam daquele item.
A tendência é que elas insistam para que os pais comprem, focando apenas no impulso. E olha só, isso não é uma exclusividade do marketing voltado ao público infantil. Se pensarmos bem, sabemos que existe um processo de organização de gôndolas que influencia os adultos também.
O que acontece quando cedemos?
Ao ceder à pressão das crianças nos supermercados, adicionamos compras não planejadas no carrinho. Essas pequenas concessões se somam e transformam o valor final da compra em algo muito diferente do que foi reservado para a alimentação, gerando um desequilíbrio no seu planejamento mensal. E atenção: pequenos gastos acumulados ao longo do mês podem virar grandes dívidas!
Facilitando a sua vida!
Pense melhor se levar seu filho ao supermercado é realmente necessário. Se for preciso, você pode usar o momento como uma oportunidade de educação financeira em vez de entrar em longas brigas que vão gerar desgastes e frustrações para você.
Antes de levar as crianças ao supermercado, converse com elas sobre o planejamento da compra ou estabeleça uma regra clara: eles podem escolher somente um item para levar para casa, de acordo com a sua possibilidade financeira.
Dessa forma, você ensina sobre escolhas, controle e sobre a realidade do orçamento familiar. De toda forma, pense nas maneiras que mais te deixam confortável para economizar e aliviar as contas mensais, pois casa com criança sempre tem muitos gastos, não é mesmo?
Esperamos que você utilize essas dicas sobre crianças no supermercado para manter as compras nos trilhos e transformar o supermercado em um ambiente de aprendizado e de controle financeiro, combinado?