Às vezes, acontecem algumas situações em nossa vida que fazem com que o orçamento fique mais apertado e aí muitas pessoas acabam não tendo condições financeiras de pagar integralmente o valor da fatura do cartão de crédito e decidem parcelar o valor. Contudo, saiba que esta prática requer diversos cuidados para que você não perca o controle das contas e acabe endividado!
Entenda sobre o parcelamento da fatura do cartão
É importante que você saiba que sim, é plenamente possível parcelar o valor da fatura do cartão de crédito. Essa é uma prática reconhecida pelo Banco Central e todos os bancos a oferecerem.
Contudo, é preciso destacar que tal parcelamento possui juros e é por isso que é necessário que você avalie com cuidado se esta é a melhor solução para sua vida financeira.
er um salário que dure até o fim do mês e que seja capaz de pagar todas as contas tem sido um desafio e tanto para muitos brasileiros. Aliás, em muitos momentos, algumas pessoas precisam escolher quais contas pagarão e quais deixarão para o mês seguinte e a fatura do cartão de crédito, de forma frequente, tem sido uma dessas contas.
E aí é comum que surja a seguinte dúvida: é melhor pagar o valor mínimo da fatura do cartão ou devo parcelar o valor devido?
Ao escolher pagar o valor mínimo de sua fatura, saiba que você vai entrar no crédito rotativo e isso deve ser evitado o quanto possível, pois a taxa de juros deste tipo de crédito é uma das mais altas do mercado financeiro atual.
Dessa forma, se você realmente não conseguir quitar o valor integral da fatura de seu cartão de crédito, a gente entende que a melhor forma é parcelá-la. Assim, você consegue ter mais controle sobre as contas e foge de uma taxa de juros abusiva e que pode contribuir para que você entre em uma bola de neve de dívidas.
Tenha cuidado ao parcelar o valor da fatura!
Como qualquer outra compra parcelada que você fizer, ao optar por parcelar a fatura de seu cartão de crédito é importante analisar se você terá renda o suficiente para arcar com os custos dessas parcelas.
Além disso, é importante destacar que se você continuar utilizando o cartão ou tiver compras antigas parceladas nele você terá duas contas para pagar: o parcelamento e a fatura correspondente ao mês. Dessa forma, analise com cuidado os valores!
Como um exemplo: você tem uma fatura de R$1.000 no cartão de crédito correspondente aos gastos em dezembro. Se você parcelá-la em cinco vezes, o valor da parcela será acrescido às faturas de janeiro, fevereiro, março, abril e maio.
Por isso, tenha cuidado ao continuar utilizando o cartão de crédito para não acabar perdendo o controle dos gastos, combinado?
Fique por dentro de tudo o que acontece!
Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.
Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!