29/01/2026
11h53
custo efetivo total

O Custo Efetivo Total (CET) é um item muito importante de ser observado quando vamos solicitar um empréstimo ou financiamento e até mesmo no parcelamento de faturas de cartão de crédito, quando não é possível pagar o valor total. Muitas vezes, as pessoas observam qual a taxa de juros que está incidindo (que é aplicada) sobre esses produtos financeiros, mas a verdade é que a totalidade daquela transação é que deve ser observada.

Essa sigla tão importante deve ser compreendida por todos os consumidores, porque é a partir do Custo Efetivo Total que vamos entender qual o valor total da contratação de determinado crédito. Por isso, é momento de aprender mais um conceito financeiro com aplicação bastante prática em nossa jornada financeira.

O que é o Custo Efetivo Total?

O Custo Efetivo Total, como o próprio nome diz, mostra o valor completo que vamos pagar por uma operação de crédito. Isso significa que ele mostra não só a taxa de juros, mas outras tarifas, impostos e encargos que também são cobrados quando optamos pela contratação de produtos financeiros, conforme os já mencionado.

Por isso, no momento em que for fazer uma transação, busque o Custo Efetivo Total, pois ele vai te mostrar o valor que você pagará ao final daquele contrato. E por que isso é tão importante? Às vezes, você contrata um empréstimo porque uma parcela cabe no seu bolso, mas não percebe que pagará um valor muito alto quando terminar de pagar as parcelas.

Comparar opções é uma boa escolha

Com essa apresentação do Custo Efetivo Total, você pode até mesmo comparar opções entre diferentes bancos. Qual instituição está oferecendo, naquele momento, taxas mais competitivas ou baixas? Em qual local consigo fazer financiamentos pagando menos? O CET pode ser seu melhor amigo para evitar contrair dívidas de altos custos e até mesmo encontrar a melhor oferta.

Quais taxas incidem sobre transações de crédito?

Antes de finalizarmos, vamos entender rapidamente quais os valores são considerados para o cálculo do Custo Efetivo Total? Como você já sabe, a principal taxa é referente aos juros cobrados por aquela contratação do crédito. Mesmo no parcelamento de faturas, lembre-se que o banco está ali te concedendo um crédito ao esperar pelo pagamento dos valores negociados mensalmente.

Além disso, incidem taxas administrativas, que são cobradas pelo trabalho daquela instituição financeira que concede o crédito; seguros obrigatórios, a depender da empresa responsável pela operação; o famoso Imposto Sobre Operações Financeiros, que é mais conhecido como IOF, e até mesmo taxas de manutenção e outras que podem variar de acordo com diferentes instituições.

Agora, você já sabe: observe o Custo Efetivo Total antes de qualquer operação de crédito e tenha a certeza de que poderá pagar aquelas parcelas ao longo do tempo. Do contrário, atrasos podem gerar novos custos e taxas referentes aos atrasos, o que pode provocar uma verdadeira bola de neve em sua vida financeira.

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.