O mundo das finanças tem uma linguagem bastante própria. Se você é investidor ou está buscando mais conhecimento para embarcar no mundo da Bolsa de Valores, provavelmente já ouviu falar sobre o Day trade. Esse é um tipo de operação bastante comum, e que representa a compra ou venda de ativos em um mesmo dia.
Nesse tipo de trâmite, é obrigatório que as ações ou os ativos sejam negociados naquele exato dia em que iniciou-se a operação. E sabe por que existe tanta busca pelo day trade? É que os investidores – também conhecidos como players – tentam aproveitar ao máximo as oscilações da Bolsa de Valores e do mercado para maximizar os lucros (a rentabilidade dos ativos) naquele mesmo dia.
Imagine a seguinte situação: um investidor compra uma ação em 12 de janeiro de 2026. Naquele mesmo dia, acompanhando tudo o que ocorre no mercado, ele consegue vender aquela mesma ação por um valor mais alto do que comprou. Ou seja, ele aproveitou um cenário que o favorecia e conseguiu, em um único dia, fazer movimentos que o beneficia financeiramente.
O que devo saber sobre o Day trade?
Day Trade, Day Trading ou Intraday Trading, como é chamada essa estratégia, significa, portanto, que um operador (responsável pela gestão dos ativos/investimentos) vai negociar, em no máximo 24 horas, ações. A busca é sempre pelos melhores negócios em meio às flutuações do mercado. Os operadores, profissionais que atuam nesse meio, são chamados trader ou day trader.
E sabe o que não pode faltar nesses profissionais? A atenção aos riscos, já que qualquer movimento pode trazer prejuízos ou perdas importantes. Mas, se você for iniciante, fique tranquilo: os especialistas financeiros indicam que pessoas que estão começando neste mundo dos investimentos da Bolsa de Valores podem sim praticar, mas com alguns cuidados.
Aprender sobre os riscos e ter uma visão sobre o mercado é uma das formas de evitar perdas, mas uma dica muito importante é não aplicar todo o capital (dinheiro) disponível para investimento nesse tipo de operação. Dessa forma, reduz-se os riscos de perder valores em meio a oscilações que não foram previstas por diversos motivos.
Quem pode fazer essa operação?
É claro que existem muitas empresas e profissionais que atuam de forma extremamente capacitada na Bolsa de Valores. Mas, por meio de plataformas chamadas Home Brokers, nos dias de hoje qualquer pessoa pode operar no Day trade. Geralmente, os leilões ocorrem às 11 horas, quando os operadores podem comprar ações por determinado valor e vendê-las posteriormente por quantias mais altas (ou não).
Mas, devido aos grandes riscos de perdas, você deve estudar mais a fundo esse mercado, o que é fundamental quando falamos em investimentos. Mesmo que você não precise ser um profissional formado, como costumamos dizer, o conhecimento aumenta as suas chances de ter lucros. Por isso, se você quer ingressar nesse mundo, continue nos acompanhando e buscando mais informações.
O que são ações na Bolsa de Valores?
Rapidamente, vamos recapitular o que são ações na Bolsa de Valores. E, como você já deve saber, as ações são pequenas fatias de uma empresa – tecnicamente conhecidas como títulos de propriedade ou valores mobiliários. Essas ações são emitidas por sociedades (empresas) que buscam captar recursos para crescer ou desenvolver projetos específicos.
Em troca, os compradores desses títulos, que são os investidores, recebem parte dos lucros registrados – os famosos dividendos. Contudo, é de conhecimento, a Bolsa de Valores traz um pouco mais de riscos, já que não só os lucros são divididos, mas também os eventuais prejuízos de uma empresa. Em breve, você confere aqui mais informações sobre a Bolsa de Valores e o mundo dos investimentos.