23/12/2022
14h18
O que é o débito automático

Se você possui conta corrente em alguma instituição bancária e costuma realizar o pagamento de boletos e contas no geral, com certeza ao menos já ouviu falar numa função chamada débito automático, certo?

No entanto, você sabe de fato o que é esta função e de que maneira o débito automático funciona? É o que te explicaremos hoje neste texto!

Ao terminar a leitura do artigo não se esqueça de pegar seus números da sorte para acumular pontos e ter ainda mais chances de ser sorteado pelo Clube UTUA, combinado?

O que é a função do débito automático?

Débito automático é o nome que se dá a uma função responsável pelo pagamento automático de contas que são recorrentes, ou seja, realizadas todos os meses. Caso esteja habilitada, o débito desta conta, ou seja, o pagamento é feito de forma automática, sem ser necessário que você o faça manualmente de forma presencial ou pelo aplicativo de seu banco.

Como o débito automático funciona?

O débito automático funciona da seguinte maneira: o titular da conta em que o valor será debitado deve autorizar a cobrança recorrente de forma automática. Lembrando que essa autorização pode ser cancelada a qualquer momento, sem nenhum ônus para o correntista.

A partir daí, todos meses, no dia do vencimento da conta autorizada em questão, o próprio banco fará o pagamento, descontando o valor de sua conta corrente, sendo necessário, portanto, que haja dinheiro suficiente na conta para que o pagamento seja realizado sem problemas e evitar que você entre no cheque especial, caso o tenha.

Quais contas posso deixar em débito automático?

Há uma série de contas que podem ser colocadas por você em débito automático. São elas:

  • Água;
  • Luz;
  • Internet;
  • IPTU;
  • cartão de crédito (caso tenha o cartão do banco em que possui conta corrente);
  • Telefone, entre outras.

Colocar contas no débito automático é seguro?

Esta pode ser uma dúvida frequente se você nunca utilizo esta função que é deixar as contas programadas em débito automático. Por isso, saiba que é plenamente seguro fazer isso e que esta é uma função reconhecida e apoiada pelo Banco Central.

Além disso, saiba que os valores das contas são descontados de você no dia de seu vencimento e você consegue visualizar o nome da conta, bem como a quantia que será debitada em ‘lançamentos futuros’.

De toda forma, sempre sugerimos que você cheque eventualmente seu extrato bancário para conferir se todos os lançamentos são procedentes e se está tudo ok!