Só quem teve dengue, sabe: as dores pelo corpo, no fundo dos olhos, o mal-estar, a febre e todos os demais sintomas nos fazem prostrar. Faltam forças para fazer o básico, e quem já teve uma vez, sempre fica com medo do quadro hemorrágico da doença.
Em determinados períodos do ano, quando há registros de chuva, precisamos tomar muito cuidado e apoiar as autoridades de saúde pública nesse trabalho árduo de impedir a proliferação dos mosquitos da dengue. Hoje, vamos falar sobre esse assunto, porque saúde é um assunto muito importante, concorda?
O que é a dengue?
A dengue é chamada cientificamente de uma arbovirose. Embora o nome seja difícil, calma que a gente explica: isso significa que ela é uma doença transmitida por um mosquito. E como você já sabe, o nosso inimigo é o Aedes Aegypti, o responsável que nos passa dengue pela picada e que pode transmitir também Zika e chikungunya.
Essa é uma das arboviroses mais relevantes no continente americano, e no Brasil o número de casos, anos após ano, é assustador. Desde 2023, com a seriedade da doença e a necessidade de esforços para combater o mosquito, passou a existir até mesmo uma data, lembrada todo penúltimo sábado de novembro, que é o Dia Nacional de Combate à Dengue.
O que você pode fazer para ajudar no combate à dengue?
Como você sabe, os mosquitos da dengue precisam de água para se proliferar. E na maioria das vezes os focos estão em nossas casas, já que caixas d’água com as tampas sem a correta vedação e tambores são apontados como os maiores criadouros do inseto.
Vasos de plantas que acumulam água no pratinho, garrafas abertas, calhas, lajes e algumas espécies de plantas que retém água também são ideais para que os mosquitos coloquem seus ovos. E aproveitando esse assunto, saiba que os ovos são minúsculos, mas eles são muito fortes.
Eles são fortes porque conseguem resistir até mesmo à seca. Os cientistas descobriram que eles podem ficar “vivos” por um ano e eclodirem após esse período caso tenham contato novamente com a água. Depois dessa eclosão, quando as larvas do mosquito da dengue surgem, em poucos dias eles se tornam mosquitos adultos.
Em média, um mosquito pode viver até 45 dias, e é justamente nesse curto mas perigoso ciclo que as fêmeas conseguem colocar centenas de novos ovos. E é por isso que todos nós precisamos verificar se em nossas casas não há água parada que facilite a proliferação do mosquito da dengue.
Agora, confira o que fazer para ajudar nesse combate que salva vidas – sim, a dengue mata!
👉 Tampe bem as caixas d’água, tambores ou baldes de armazenamento de água. Se você coleta a água da chuva, tente utilizá-la rapidamente para evitar que a água parada ajude na proliferação dos mosquitos.
👉 Limpe as calhas e os ralos da sua casa sempre que possível. Se existem ralos na sua casa em desuso, tampe-os corretamente.
👉 Mantenha os seus vasos de plantas sempre com areia nos pratos, de modo que a água nunca fique empoçada embaixo do vaso. No caso de bromélias, seque a água que fica na planta, já que naturalmente ela acumula água.
👉 Se possível, utilize roupas que cobrem braços e pernas durante os surtos de dengue que são mais comuns em épocas de chuva ou logo após o período chuvoso. Repelentes adequados também podem ajudar. Fique atento aos mosquitos que sobrevoam sua casa, principalmente durante o dia.
👉 Receba as equipes de combate à doença na sua casa, pois eles podem ver focos de dengue que você sozinho talvez não repare.
👉 Em casos de sintomas de dengue, procure o serviço de atendimento à saúde mais próximo de sua casa. Hidrate-se bastante!