19/02/2026
10h53
depois do Carnaval

Existe uma famosa frase que todo brasileiro já ouviu ao menos uma vez na vida: “o ano só começa depois do Carnaval”. Mas será que conseguimos associar essa máxima com a nossa vida financeira? Como é que podemos refletir sobre isso para alavancar as nossas metas e buscar mais equilíbrio, dinheiro no bolso e realizações quando o 1º trimestre já está acabando?

Hoje, vamos conduzir uma reflexão que pode fazer a diferença em sua vida, e queremos que você perceba que, independente da época do ano, é possível recomeçar. Vamos fazer mais um comparativo para tornar essa conversa bem leve? Trate as suas finanças como a dieta ou a academia: não precisa chegar na segunda-feira para começar, combinado?

Abre Alas da gestão financeira!

“Ô Abre Alas que eu quero passar!” Sabe quem é que cantou para você mesmo depois do Carnaval? Ela, a gestão financeira. Esse é o primeiro carro alegórico que deve passar na avenida das suas finanças depois do Carnaval ou em qualquer momento do ano – afinal, dizem por aí que essa festa não acaba em um país tropical e com uma cultura tão rica como a brasileira, não é mesmo?

Com a gestão financeira, você vai utilizar algumas ferramentas básicas para fazer um balanço: como está a minha situação neste momento? Faça um levantamento de suas dívidas, se houver, e comece a fazer um orçamento para os próximos meses, considerando todas as contas. Veja se a sua renda (o seu salário, por exemplo) é compatível com todas as despesas.

Cortes nas despesas… nota 10!

Se a sua renda não é suficiente para pagar as despesas atuais, você precisa reduzir os gastos. Faça cortes naquilo que não é necessário, como serviços que você não utiliza mais ou compras que podem ser evitadas. Quer ver uma estratégia para fazer depois do Carnaval e para a vida toda? Se você vir algo nas prateleiras ou nas lojas que quer comprar, espere 24 ou 48 horas para decidir se aquela compra fará a diferença mesmo.

Muito provavelmente, você vai perceber que muitas decisões de compra são tomadas por impulso, sem real necessidade. Guarde isso para todos os carnavais: gastos excessivos podem tirar as suas chances de alcançar a estabilidade financeira e de investir naquilo que realmente faz sentido, como fazer uma reserva de emergência, poupar para realizar sonhos, investir na sua aposentadoria ainda cedo e construir patrimônio.

Não deixe o samba morrer depois do Carnaval!

Se depois do Carnaval muitas coisas voltam com força total, podemos esperar oportunidades de emprego, de renda extra e muito mais, não é mesmo? Viu que as despesas são maiores que a renda e que neste momento você precisa pagar dívidas? Então busque meios para fazer um dinheirinho a mais até colocar as contas em ordem.

É hora de aproveitar as datas comemorativas que ainda vão movimentar a economia por todo o ano para buscar uma vaga em horários alternativos ou fazer um curso que vai te ajudar em oportunidades melhores de trabalho. O ideal é não deixar o samba da organização financeira acabar depois do Carnaval, mas aproveitar toda a fantasia e o ânimo para criar uma vida financeira mais equilibrada e feliz!

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.