29/05/2023
10h37
Quando posso pedir desconto em uma compra?

Muita gente pode ter vergonha ou ficar com receio, mas a prática de pedir desconto ao realizar compras tem sido cada vez mais comum e acredite: na maior parte das vezes o desconto é concedido, sabia?

Contudo, não basta chegar e pedir desconto ao vendedor sem nenhum tipo de critério ou argumento, é preciso ter embasamento e transformar seu pedido em algo justificável e é isso que falaremos no conteúdo de hoje!

Quer entender quando você deve pedir desconto ao realizar uma compra? Então basta ler este texto até o fim!

Quando vale a pena pedir desconto?

O desconto nada mais é do que uma redução no preço original de um produto ou serviço adquirido. É uma oferta ou benefício concedido pelo vendedor ou fornecedor para incentivar a compra ou recompensar o cliente.

Ele pode ser expresso como um valor fixo em dinheiro ou como uma porcentagem do preço original que seja vantajoso tanto pra o cliente que irá economizar, quanto para a empresa que efetivará a compra e continuará tendo sua margem de lucro, ainda que conceda tal desconto.

É importante destacar que nem todas as vezes a loja concederá desconto e aí cabe a você analisar se realmente vale a pena efetuar a compra neste estabelecimento ou não. Contudo, há algumas situações que podem ser mais fáceis do desconto ser concedido e é sobre elas que falaremos a seguir. Acompanhe!

Quando faz sentido pedir desconto?

Embora nem sempre seja garantido que você receberá um desconto, seguir algumas estratégias pode aumentar suas chances de sucesso. Abaixo, elencamos algumas situações em que o desconto pode ser mais fácil de ser dado. Veja:

  • Antes de fazer uma compra, pesquise os preços em diferentes lojas ou fornecedores online. Isso lhe dará uma noção dos preços médios do produto que você deseja comprar e ajudará a determinar quando/se um desconto é possível.
  • Ao iniciar uma negociação com o vendedor, esteja preparado para justificar o motivo pelo qual você acredita que o desconto deve ser dado. Pode ser útil mencionar a concorrência de outras lojas ou fornecedores que oferecem preços mais baixos, ou até mesmo citar avaliações positivas de outros clientes.
  • É importante escolher o momento certo para pedir um desconto. Por exemplo, durante períodos de vendas sazonais, liquidações ou promoções especiais, as lojas podem estar mais dispostas a oferecer descontos adicionais para atrair mais clientes. Da mesma forma, se um produto está prestes a ser substituído por um modelo mais recente, você pode ter mais chances de obter um desconto.
  • Se possível, tente negociar pessoalmente com um representante de vendas. A comunicação cara a cara permite que você exponha seus argumentos de forma mais convincente e, muitas vezes, pode resultar em melhores descontos do que conversas por telefone ou e-mail.
  • Em algumas situações, as lojas podem não estar dispostas a oferecer descontos. Nesse caso, esteja preparado para decidir se o produto ainda vale a pena pelo preço atual. Às vezes, é melhor procurar outras opções ou esperar por promoções futuras em vez de fazer uma compra com um desconto insatisfatório.

É sempre importante lembrar que o pedido de um desconto nem sempre será bem sucedido, mas é importante você tentar. Contudo, entenda até que ponto a loja e o vendedor em si que estiver te atendendo está disposto a conceder o desconto e avalie se o preço final condiz com o seu poder de compra.

O mais importante de tudo é não fazer compras por impulso e nem adquirir produtos ou serviços que vão além de sua capacidade de pagamento, combinado?

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!