22/08/2025
13h04
despesas sazonais

Você já ouviu falar em despesas sazonais? Em nossa vida financeira, existem alguns tipos de despesas, geralmente classificadas em fixas, que são aquelas que chegam todos os meses, como prestações de casa, carro e boletos de água, luz e mensalidades; as despesas variáveis, que vão depender do nosso consumo, a exemplo dos gastos com transporte, que dependem da frequência que usamos e o valor.

É provável que em alguns locais você veja esse mesmo assunto sendo chamado de custos (custos fixos, custos variáveis e custos sazonais). Mas, hoje, você vai entender especificamente o que são as despesas sazonais, que podem trazer dívidas às pessoas por um motivo simples: nem sempre estamos preparados para pagá-las.

O que são despesas sazonais?

As despesas sazonais são aquelas que, como o próprio nome diz, ocorrem de forma temporárias ou geralmente em alguma época do ano. Mais importante do que a definição, é a seguinte pergunta: quais são as despesas sazonais mais comuns? Os exemplos mais simples são o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Esses dois boletos costumam ser pagos no início do ano e deixa muitos brasileiros com dor de cabeça, já que nem todo mundo lembra deles durante todo o ano. Por isso é que hoje vamos falar de uma das formas de se antecipar a essas contas, ou seja, de juntar uma graninha ao longo do tempo para conseguir pagar sem passar por grandes apertos financeiros.

Antes, porém, queremos que você veja que existem mais exemplos de despesas sazonais, como é o caso do material escolar, exigido a cada ano nas escolas – mesmo nas públicas -, o imposto de renda (para aqueles que pagam) e alguns outros custos relacionados às datas comemorativas. Natal, aniversários, Dia das Mães e dos Pais, Dia das Crianças, tudo isso conta nas despesas que vêm em determinadas épocas.

Por que você pode se endividar?

Se pararmos para pensar, na correria do dia a dia, estamos sempre em busca de equilibrar as nossas contas principais: água, luz, alimentação, aluguel… Mas quando deixamos de olhar para os meses que virão, corremos o risco de não nos planejarmos para conseguir pagar as necessidades futuras.

Esses pagamentos inesperados, com despesas sazonais, são perigosos porque talvez você contrate um empréstimo na hora de pagar seu IPTU ou fazer a festa de aniversário do seu filho. Todas essas despesas sazonais costumam ser importantes, e é por isso que muitas pessoas caem nas dívidas, porque dificilmente conseguem simplesmente deixar aquela ocasião pra lá.

Nesses momentos de desespero, quando você não acha uma saída, utilizar o cartão de crédito de forma excessiva ou concordar com os juros de um crédito (empréstimo) pode só trazer a famosa bola de neve para sua vida, pois é possível que você faça dívidas que vão impactar negativamente por vários meses.

O que fazer então?

Para não deixar que as despesas sazonais se tornem um grande problema, não existe outra forma além de se planejar para elas. Hoje mesmo, pegue o calendário e veja quais são as próximas datas comemorativas e já marque também quais impostos você paga e quando esses boletos costumam chegar para você, bem como a data de vencimento de cada um.

A partir disso, veja todas as suas despesas fixas e variáveis e entenda o que pode ser cortado ou ajustado para que você consiga juntar pequenas quantias ao longo dos meses para chegar ao valor total dessas despesas. Outra estratégia bastante indicada é utilizar o 13º salário para pagar despesas sazonais, principalmente aquelas do início do ano (que já citamos aqui).

Lembre-se: você não precisa esperar o ano começar para fazer um orçamento e marcar as despesas sazonais. Quanto mais rápido começar a se planejar, melhor é para você. Por fim, em datas criativas, seja criativo! Nem sempre precisamos de comprar presentes,. Às vezes, preparar uma refeição ou enfeito manual já é uma forma de demonstrar amor.