Aprenda a economizar

Já mostramos para vocês um jeito super fácil de fazer o controle de seus gastos mensais e, assim, saber direitinho qual o valor você pode gastar e em que contas você pode diminuir os gastos ou até mesmo eliminá-los.

Agora, vamos te dar três dicas básicas de como economizar e ver uma quantia maior de dinheiro sobrando ao fim do mês! Confira:

O que fazer para economizar?

Primeiramente, elimine as desculpas! Afinal, sempre temos um motivo do gasto a mais no orçamento. Mas a culpa realmente é do imprevisto? Tome poder pessoal de sua rotina e de seus gastos. Portanto, tente ao máximo não gastar sem motivo e colocar a culpa em algo. 

Acima de tudo, você está no comando dos seus gastos. Quanto mais colocar a culpa em algo externo, menos vai reconhecer o erro para contornar o seu problema. Afinal, se não nos responsabilizamos por nossos erros, não podemos mudá-los. As atitudes positivas que vão te ajudar a diminuir gastos!

Faça um orçamento e tente segui-lo!

Procure planejar seus gastos para não ficar sem dinheiro no fim do mês. Sugerimos que você conte com um calendário, antecipe possíveis datas comerciais em que você deve gastar mais e se organize!

Depois, para fazer o orçamento, relacione os gastos nos quais você tem compromisso. Some tudo e depois o que sobrar pode guardar. 

Obviamente, na prática, talvez não tenhamos bons resultados. Acima de tudo, esse é o grande motivo pelo qual devemos fazer um planejamento doméstico. Mesmo com o planejamento, estamos rodeados de imprevistos. 

Reveja os meses anteriores para saber cada gasto realizado e cada excesso cometido. Tenha flexibilidade no momento de ajustar os planos, controlar os gastos e também se divertir e se relacionar. 

Uma festa não planejada, um show ou aquele lanche especial no domingo à noite, considere tudo isso. Inclusive, os imprevistos! Se não medir, não dá para melhorar.

Evite muitas compras parceladas e adote esses hábitos…

Para poupar, nós podemos inserir novos hábitos, tais como:

  • Brechó – Venda tudo que não usa e sempre mantenha seus bens mais valiosos em giro para que eles não percam totalmente o poder de venda. 
  • Refeições – Opte por fazer as refeições em casa ou levá-las para poupar dinheiro. 
  • Planos de Serviços – Reduza seus planos de serviços como Internet, TV e afins. Saiba comprá-los ao escolher o que mais se encaixa em seu bolso. 
  • Impulsividade – Evite acumular objetos desnecessários e não haja por impulsividade.
  • Renda Extra – Os bicos podem te fazer ganhar muito mais. 
  • Taxas e Tarifas – Esteja atento às taxas e tarifas dos bancos. Portanto, tente reduzir os juros das dívidas.
  • Estratégias de economia nas despesas fixas – Desligue as luzes, reaproveite a água e tire os aparelhos da tomada. 

Inicie aos poucos e analise onde você tem mais dificuldade em economizar. Se concentre no que realmente é importante. Tudo isso para nunca mais dizer “gastei demais”. Portanto, seja cuidadoso com o que gasta. 

E se eu não conseguir diminuir gastos até o fim do mês?

Se isso tem te causado muitos transtornos e você não tem conseguido fazer o planejamento dos meses, pode pedir a ajuda de um profissional. Para isso, temos os consultores financeiros, os quais vão garantir maior tranquilidade nos gastos.

Disciplina, liberdade e segurança para viver tranquilamente. Pense no agora, sem abrir mão do futuro. Negocie e acorde todos seus pagamentos em atraso o quanto antes para evitar maiores encargos.

Você percebeu a importância de poupar? Defina sua meta e, quando a atingir, não pare de economizar. Cerca de 10% deve ser reservado para usar nas emergências. Afinal, é sempre bom ter um dinheiro a mais para alimentar seu fundo e diminuir gastos.

E caso você esteja buscando por um aplicativo que lhe ajude com as suas finanças e contas, fizemos posts sobre dois excelentes apps: o Guiabolso e o Mobills. Para saber mais sobre eles, basta clicar no nome do app de seu interesse.

Preciso de uma ajuda extra!

Agora, se você precisa de uma ajuda extra com seus gastos, fique tranquilo! Clique no botão abaixo e confira o artigo que produzimos com cinco dicas de possíveis fonte de renda extra utilizando a internet!

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro, continue acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também no nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!

Recomendados para Você