Estar endividado e ter restrições ao nome junto aos órgãos reguladores de crédito, como SPC e Serasa, é uma realidade que, infelizmente, assola milhares de pessoas atualmente.
Além da preocupação em si de não conseguir honrar as dívidas, essas pessoas também encontram dificuldades e ficam até impedidas, de forma geral, de ter solicitações de cartão de crédito, empréstimo ou financiamentos aprovados.
O que é preciso fazer para limpar meu nome?
Responder essa pergunta é fácil. Para limpar seu nome, você precisa, antes de mais nada, quitar as dívidas em aberto. No entanto, como fazer isso? Há diversas maneiras e excelentes oportunidades criadas para quem deseja quitar os débitos em aberto!
Antes de tudo, você precisa saber se seu nome está realmente sujo e, em caso positivo, consultar quais empresas você deve.
Dicas para limpar o nome
Após ter consultado seu CPF junto ao Serasa, conferir qual o valor de sua dívida e para quais empresas você deve, chegou a hora de conferir nossas dicas e começar a colocá-las em prática para ter de uma vez por todas seu nome limpo! Veja só:
Negocie com as empresas que você deve
Após saber para quem você deve pagar a dívida, o mais sábio a se fazer é negociar com o credor. Pode ser que, com o tempo, sua dívida tenha crescido devido aos juros e multas. Por isso, veja com essa empresa (ou pessoa) o que pode ser feito em sua situação.
Ao fazer isso, você pode descobrir maneiras de reduzir e acabar com aquela dívida. Às vezes, você pode parcelar esse valor total e não comprometer tanto seu orçamento mensal.
Além disso, lembre-se de que, para qualquer credor, é melhor receber menos que o total, mas receber, do que não receber nada. Por isso, um valor menor, às vezes, é bom tanto para você (que limpa seu nome mais rápido), quanto para ele (que tem dinheiro em mãos mais rápido).
Normalmente, você consegue melhorar os preços de dívidas mais antigas. Entretanto, dívidas novas costumam ser mais incisivas em suas cobranças, prazos e taxas.
Serasa Limpa Nome
Independentemente de você estar com seu CPF ou seu CNPJ sujos, você consegue encontrar maneiras de reduzir sua dívida em até 90% através de uma página do Serasa, o Serasa Limpa Nome. Além das taxas, você consegue melhorar também questões como número de parcelas.
Você pode negociar tanto com bancos quanto com instituições financeiras, recuperadoras de crédito, instituições de ensino e companhias telefônicas.
O que acontece depois que eu conseguir limpar meu nome?
Ao quitar o valor devido, os credores têm cinco dias úteis para tirar seu nome do banco de dados de inadimplentes em órgãos de proteção ao crédito.
Quando seu nome for removido desses bancos de dados, esteja atento a alguns cuidados e situações para que isso não aconteça novamente, tais como:
Cuide de sua saúde financeira: planejamentos financeiros e orçamentos são uma boa maneira de ter maior controle de quanto está chegando e para onde está indo seu dinheiro. Assim, você consegue tomar melhores decisões sobre seus gastos.
Crie uma reserva de emergência: obviamente, ninguém sabe quando o inesperado vai acontecer. Por isso, é melhor estar preparado. Deixe separado, pelo menos, três meses de salário para que dê tempo de você organizar sua vida para quaisquer imprevistos.
Fique por dentro de tudo o que acontece!
Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.
Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!