23/10/2025
15h25
dinheiro extra

O que você faz naqueles dias em que cai um dinheiro extra na conta? Não é incomum que a gente faça um serviço a mais ao longo do mês para complementar a renda, não é mesmo? Brasileiro sempre dá um jeitinho, e nesse caso é uma forma de aliviar as contas de forma muito positiva.

Mas se tem dinheiro “sobrando” ou se caiu aquele valor inesperado na conta, temos que pensar bem no que fazer. A gente sabe que muita gente pensa assim: “eu não tinha esse dinheiro mesmo, então vou gastar com o que eu quiser, me divertir”.

Bom, é verdade que você não tinha esse dinheiro extra antes. Mas vale a pena gastar de forma impulsiva e inconsciente só por isso? A resposta é não, e é isso que vamos discutir de um jeito bem leve aqui hoje, justamente para incentivar você a prosperar – sem que isso seja algo pesado ou chato.

Dinheiro extra: o que fazer?

Sempre que pensamos em um dinheiro extra entrando na conta, precisamos pensar também na nossa vida financeira como um todo. Se temos dívidas, a primeira coisa que devemos fazer é quitá-las, pois, como você bem sabe, dívidas crescem com a aplicação de juros, multas e diversas outras taxas e encargos que existem.

Às vezes faltou dinheiro para pagar um imposto no mês correto, mas com esse valor que entrou na conta você consegue deixar essa pendência financeira de lado e se organizar. Ou seja, bicos e horas extras podem render aquele dinheiro que faltava para manter a casa em ordem.

Então, a nossa indicação hoje é para que você utilize esse dinheiro com bastante consciência, sem se esquecer das suas responsabilidades financeiras. E um ponto muito importante é não enxergar o dinheiro com imediatismo.

E o que é isso de enxergar o dinheiro com imediatismo? É você querer gastar o dinheiro extra rapidamente ou para desejos momentâneos. Ou seja, caiu o dinheiro extra na conta e você já está pensando em ir em um evento no final de semana ou comprar uma roupa para ir a um aniversário.

Se você toma uma decisão sem avaliar o todo, sem perceber como está a sua saúde financeira, corre o risco de gastar o dinheiro sem ver e perde a oportunidade de colocar as suas contas em dia, até mesmo aquelas que são obrigações.

Pense no futuro!

Mesmo que você não tenha dívidas, o ideal aqui é pensar no futuro. Se você recebeu uma graninha a mais e não tem dívidas, por que não deixar esse dinheiro guardado para situações inesperadas ou para aquele gás que pode acabar no final do mês quando você já estiver sem dinheiro nenhum?

A depender do valor, é claro que você pode sim se divertir, mas estabeleça limites para cada desejo. Suponha que o dinheiro extra que chegou é R$ 200,00. Não existe regra, mas guarde ao menos metade desse valor – ou cem reais – para situações futuras.

Se existe algo que vai satisfazê-lo e que já era um desejo antigo, como comprar um objeto de uso pessoal, faça isso, mas não sem antes reservar um valor para ter mais estabilidade financeira, combinado? Esperamos que você encontre o equilíbrio financeiro e dê o melhor destino ao dinheiro que é fruto de muito esforço e trabalho.