Você já deve ter ouvido várias vezes que é preciso economizar, fazer uma poupança e até mesmo investir. E esse é realmente o caminho que deve ser trilhado por pessoas que buscam mais equilíbrio financeiro. Mas você já refletiu sobre o que deve ser feito com o dinheiro poupado? Definir objetivos e entender os próximos passos é tão fundamental como economizar e poupar.
No Clube U., sempre falamos da importância do planejamento, pois é por meio dele que vamos definir quanto guardar e como “gastar”, de acordo com nossos objetivos de vida, sonhos e projetos para uma aposentadoria mais tranquila. Nós estamos falando aqui de segurança para o futuro, com a construção de patrimônio e realizações pessoais, e, sobretudo, o uso consciente do dinheiro poupado.
Em uma reflexão muito rápida, precisamos ver o dinheiro como amigo, e não como inimigo. E, para isso, o orçamento mensal detalhado, o controle de gastos, o planejamento com definições sobre objetivos de curto, médio e longo prazo são peças fundamentais para alcançar esse ideal financeiro. E o mais importante é que, independente da renda, é possível colocar essas estratégias em ação.
O que fazer com o dinheiro poupado?
O dinheiro poupado pode ser utilizado para diferentes fins. O principal aqui é entender o valor de cada objetivo, e com exemplos práticos fica mais fácil compreender. Para objetivos de curto prazo, que serão realizados nos próximos 12 ou 24 meses, por exemplo, você pode fazer a substituição de seu celular antigo por um smartphone, fazer uma viagem nacional, entre outros desejos.
Para objetivos de médio prazo, que geralmente são pensados para um horizonte de 2 ou 5 anos, podem ser incluídos na lista dar entrada em um carro ou arcar com os custos da faculdade e de uma viagem internacional. Já entre os objetivos de longo prazo, com realizações para daqui 5 anos ou mais, podem estar presentes a conquista da casa própria (ou a entrada), viagens de custo maior, estudos em outros países, reforma do imóvel e, principalmente, a aposentadoria.
É fundamental você colocar no papel ou em uma planilha os seus objetivos, de acordo com o tempo em que quer realizá-los e os valores que você pode reservar mensalmente de acordo com os seus rendimentos (salário, por exemplo). Ou seja, o planejamento é muito pessoal, e vale inserir aqueles desejos mais íntimos, do seu coração, porque é possível alcançar, mesmo que, muitas pessoas, precisem de mais tempo para cumprir esses propósitos de vida.
Além disso, algo que precisamos aprender sobre o dinheiro é que ele exige paciência. Mas, retomando o assunto principal de hoje investir o dinheiro poupado em sonhos e realizações materiais é algo que devemos sim fazer, pois são esses objetivos que norteiam quanto devemos poupar e como vamos “gastar” com cada um desses propósitos.
Fazendo novos investimentos
Contudo, tem algo também relevante para fazermos com o dinheiro poupado: investir em ativos mais rentáveis. Sim, parte da sua poupança deve ser utilizada para investimentos que multiplicarão seu dinheiro. E isso aqui é importantíssimo para garantir uma aposentadoria mais segura, já que, ao aplicar o dinheiro em ações seguras e mais rentáveis, você consegue ver os valores crescendo ao longo do tempo – e saiba que o longo prazo é o melhor amigo do dinheiro investido.
Até mesmo ao longo de sua jornada de realizações pessoais, é indicado que você invista o dinheiro poupado em outros produtos financeiros que rendem mais que a caderneta de poupança. Para ter mais segurança e investir em ativos cada vez mais rentáveis, continue acompanhando o Clube U. para verificar opções de acordo com o seu perfil e aprender mais sobre estratégias de planejamento que farão a diferença no dia a dia.