21/09/2025
17h09
diploma

Pode parecer que não, mas um diploma de ensino superior pode te levar a salários mais altos. Embora muitas pessoas se formem e fiquem frustradas por não conseguir aquela vaga de emprego que tanto sonharam – e que a gente torce para que conquistem em breve -, esse documento ainda é muito valioso.

Por isso, no texto de hoje vamos trazer mais conhecimento para você não desistir do seu curso de ensino superior. Por mais difícil que seja, esse é um período de nossas vidas cheio de aprendizado, com muitas possibilidades de descobertas e de trocas entre profissionais da área.

Diploma traz salários mais altos?

Sim, e essa é uma afirmação feita com base em dados. Um relatório feito pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, a OCDE, revelou que as pessoas que têm um diploma de ensino superior podem ter salários até 148% mais altos do que aquelas pessoas que se formaram no ensino médio.

E nós sabemos que para muitos brasileiros formar no ensino médio já é uma grande conquista, pois muitas situações que as pessoas precisam superar para frequentar as aulas. Vamos lembrar que a realidade de muitos é de precisar sair cedo de casa para ajudar no sustento da família, não é mesmo?

Às vezes, até mesmo a falta de incentivo em casa pode tornar essa jornada mais difícil, porque precisamos de um empurrãozinho para seguirmos firmes em nossos propósitos, concorda? Por isso, nunca despreze a sua formação se ela for até o ensino médio. E se não der para começar o ensino superior, busque uma formação profissionalizante ou técnica.

Conhecendo melhor os dados

Não é incomum largar o ensino médio ou fundamental, mas também não é raro que as pessoas deixem o ensino superior e o diploma. Os dados mostram que cerca de 25% dos estudantes brasileiros deixam faculdades e universidades após o primeiro ano.

A média de outros países, ainda de acordo com os dados da OCDE, é de 13%. Ou seja, a taxa brasileira representa quase o dobro desse abandono do ensino superior. Os números dão conta de que apenas 49% das pessoas que estão cursando graduações no Brasil concluem essa jornada e colocam a mão no diploma.

Mais uma vez, a média internacional deixa o nosso país para trás, com 70% de alunos que se formam. E isso pode responder a uma série de questões, como a falta de mão de obra qualificada em muitas áreas da economia.

Quais os motivos para o abandono da graduação?

E você deve estar se perguntando: quais as razões para isso além daquelas dificuldades que já sabemos que muitos jovens e adultos passam? Essas são as informações que veremos abaixo, com questões muito reais para aquelas pessoas que ingressam no ensino superior e não alcançam o sonhado diploma.

Bom, o relatório da OCDE, chamado Education at a Glance (EaG), aponta que essas taxas de evasão (abandono) podem estar relacionadas com uma quebra de expectativa dos estudantes e até com mesmo o conteúdo e exigências dos cursos nos quais se inscreveram.

A falta de orientação profissional ou apoio para esses novos estudantes nessa fase tão importante pode ser um fator que coopera para esses números de abandono. Por isso, esse estudo mostra aos países que é preciso investir em formas de reter (segurar) esses estudantes até o final.

Uma notícia interessante em meio a esses dados é que as mulheres costumam conquistar o diploma. Aqui, no Brasil, o estudo estima que 53% das mulheres concluem seus cursos, enquanto 43% dos homens conseguem se formar no ensino superior.

Bom, não sabemos em qual fase você está em sua vida, mas desejamos que encontre forças para concluir seus estudos e alcançar um bom salário – além do equilíbrio financeiro – para viver com dignidade, sonhar e realizar.