06/04/2023
18h05
Dividendos

Quem se lembra de jogar Banco Imobiliário na infância? O famoso jogo de tabuleiro que faz sucesso desde os anos de 1940 já trazia o conceito de “dividendos”. Sempre que o jogador parava na casa chamada “Lucros e Dividendos”, uma bonificação de R$ 200 era paga a ele pelo banco.

Com certeza muita gente se perguntava o que realmente o termo “dividendo” significava e o que era preciso fazer para ganhar dinheiro “do nada” na vida real.

Por isso, vamos explicar nesse texto o que é o famoso “dividendo”, para que serve e como funciona.

O que são dividendos?

São uma pequena parcela do lucro líquido de uma empresa distribuída aos acionistas como forma de remuneração. 

Isso é possível para empresas de capital aberto e para aquelas que negociam ações na Bolsa de Valores. Donos de frações (ações) dessas empresas tornam-se sócios delas e recebem, de tempos em tempos, parte dos lucros obtidos.

O valor de dividendos distribuídos é variável, pois tem relação com os resultados da empresa de determinado período. Já a periodicidade de pagamento varia de empresa para empresa, podendo ser mensal e até anual. 

Como as empresas pagam dividendos?

No Brasil, as empresas que estão listadas dentro do mercado de ações precisam dividir no mínimo 25% dos lucros com os detentores de seus papéis. Sendo assim, o objetivo de quem investe na bolsa, normalmente é comprar ações de boas empresas pelo menor preço possível, visto que o valor dos papéis é dinâmico e se altera todos os dias. 

Dessa forma, quando alguém compra ações da Vale ou Petrobras, por exemplo, está adquirindo o direito de receber parte dos lucros dessas empresas (dividendos) no futuro.

Quais os tipos de proventos que existem?

Proventos são benefícios que as empresas pagam a seus acionistas, como o dividendo. Confira todos os tipos que existem:

Dividendos: seu pagamento é comum na bolsa de valores. Ao comprar um papel, o investidor ganha o direito de receber parte do lucro líquido de uma companhia. O período de pagamento é definido pela empresa e o investidor decide sacar ou reinvestir o dinheiro em mais ações.

Bonificação: o pagamento de um provento também pode ser feito com ações adicionais para o acionista. Com isso, a quantidade de ações recebidas varia de acordo com o número de ações que o investidor já tem. 

Dividendo especial extraordinário: é um pagamento extra que as empresas fazem a seus investidores. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, como um ganho inesperado ou um súbito aumento de caixa da organização.

Direitos de subscrição: acontece quando a empresa emite mais ações. Quem já é investidor da empresa tem o direito de comprar os novos papéis antes do mercado, mantendo a proporção de ações.

Juros sobre capital próprio: são uma forma de as empresas distribuírem lucro aos acionistas e ainda diminuir o valor que pagam de Imposto de Renda.

É possível viver de dividendos?

Muitas pessoas que investem dinheiro na bolsa de valores têm como objetivo principal viver de dividendos. Para isso, é necessário montar uma carteira de investimentos diversificada, capaz de fornecer lucros todos os meses.

Isso é possível, porém é preciso foco, dedicação e paciência. E engana-se quem acha que a bolsa de valores é para “ricos” ou que é necessário muito dinheiro para começar. Investir sozinho ou com o apoio de uma corretora é cada vez mais fácil e barato.

É importante deixar claro que a bolsa de valores é uma estratégia de longo prazo e que não será “do dia para a noite” que você conseguirá viver exclusivamente de dividendos. 

É preciso também montar a carteira de investimentos de forma estratégica, avaliando sempre a agenda de dividendos.

Fique por dentro de tudo o que acontece!

Então, gostou do nosso conteúdo? Nós do UTUA esperamos sempre te ajudar a melhorar sua vida financeira e, para isso, escrevemos conteúdos de valor que te deem conhecimento para agir e gerar resultados.

Para ficar por dentro de tudo o que ocorre no universo dos cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e notícias do mundo financeiro continuem acompanhando nossas atualizações aqui no site do UTUA e também acompanhem nosso perfil no Instagram!

A equipe do UTUA agradece!

Sobre o Autor

Paula Gargiulo
Paula Gargiulo

Jornalista especializada em Jornalismo Digital, é especialista em redação web e SEO, possui experiência em assessoria de imprensa, marketing de conteúdo e jornalismo de dados. Desde 2020 integra a equipe do Utua, já tendo escrito cerca de 20.000 conteúdos em mais de 60 países e atualmente é a gestora do time, alinhando visão estratégica com execução criativa — sempre com atenção à consistência da identidade verbal, à inovação nos formatos e ao impacto de cada entrega.