02/10/2025
14h30
dor nas costas (1)

Você sofre com a dor nas costas? O nome técnico dessa doença que incomoda muitos brasileiros é lombalgia, e saiba que ela é a segunda maior causa de consultas médicas em todo o Brasil. Como não poderia ser diferente, essas reclamações sobre dores na lombar só perdem para os resfriados comuns.

E vamos ser sinceros? Não existe nada mais chato que estar resfriado ou com dor nas costas, concorda? Por isso, é preciso que a gente se cuide para prevenir ambas as doenças e evitar entrar na assustadora estatística de pessoas que sofrem com essas queixas não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Dor nas costas: o que é?

A lombalgia é conhecida popularmente como “dor nas costas”, “dor nos quartos” ou, em algumas regiões, até “dor nos rins”. Ela é uma dor localizada na região lombar, bem na base da coluna. E se você sofre com essas dores, com certeza já sabe exatamente o quão ruim é.

Quando pensamos que a lombalgia é a 2ª maior causa de atendimentos médicos no Brasil, estamos falando de algo que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Mas veja só que dado alarmante: a estimativa é que entre 65% e 80% da população mundial tem ou terá dor lombar em algum momento da vida.

Ou seja, esse é sim um dos problemas de saúde que mais afeta as pessoas no planeta, e é por isso que merece tanta atenção da comunidade médica e diferentes profissionais de saúde que nos ajudam com esse tipo de queixa.

O que causa essa dor?

Um fato triste é que, na maioria das vezes, a dor nas costas é resultado de pequenos hábitos errados no dia a dia. Má postura, excesso de peso ou esforço e movimentos repetitivos são alguns dos fatores que causam a lombalgia.

Sabe aqueles momentos em que você está todo dobrado no sofá ou que utilizou o celular por horas com a coluna curvada? Tudo isso pode cooperar para a dor nas costas. Para profissões mais pesadas, em que as pessoas pegam muito peso, essa sobrecarga também faz muito mal à saúde das costas.

No entanto, a dor também pode ser um sinal de problemas mais sérios, como infecções, fraturas, hérnias, traumas na região (como acidentes) e muitas outras questões da saúde do corpo como um todo.

Quando procurar ajuda médica?

A boa notícia é que, na maioria dos casos, a dor nas costas desaparece em pouco tempo. Estima-se que 50% dos pacientes se sentem melhor após uma semana e 90% melhoram em até dois meses. Ufa! Até que enfim uma boa notícia, concorda?

Mas, infelizmente, não é assim para todo mundo. Por isso, você deve procurar um médico se a dor aumentar muito ou começar a limitar suas atividades diárias, como trabalhar, caminhar ou se abaixar. Afinal, ninguém merece viver com dores.

O objetivo de procurar ajuda rápido é evitar que a dor se torne um problema crônico, ou seja, que ela dure por mais de seis meses e gere incapacidades, a exemplo de limitações de movimentos. É com o auxílio de um profissional médico que você será direcionado aos melhores tratamentos.

A prevenção é sempre o melhor remédio!

A dica principal para evitar a lombalgia é simples: movimente-se! O corpo humano precisa de atividade, mesmo aquelas mais simples, como uma caminhada de 30 minutos. Por isso, manter uma rotina de atividade física e exercícios regulares é a melhor defesa contra a dor nas costas.

Ter bons hábitos e uma rotina que inclua o alongamento e as pausas durante o trabalho ajuda muito a minimizar as chances de dores lombares. O sedentarismo – ficar parado – é um grande inimigo da sua coluna, então não deixe a preguiça tomar conta, viu?