A consciência ambiental parece muito distante da gente, não é mesmo? Mas esse tema não deve ser preocupação apenas das grandes empresas. A desculpa de muita gente para não ligar para isso é de que grandes indústrias e instituições é que acabam com os recursos do nosso amado planeta Terra.
Mas será que a gente não pode fazer nada em casa? Economizar água, por exemplo, é algo que faz bem ao nosso bolso e ao planeta. Então, se a gente não quer ficar sem água um dia, porque só de ler isso dá pavor, está na hora de começarmos a mudar as nossas atitudes também e, é claro, cobrar empresas e governos.
Dinheiro pelo ralo
Sabe aquela sensação de que a água está escorrendo pelo ralo? É isso que acontece quando ignoramos a possibilidade de economizar água em nosso dia a dia. E as pequenas atitudes fazem sim uma diferença gigante. Imagina se você e eu, a partir de hoje, fecharmos o chuveiro na hora de ensaboar?
Bom, agora imagina se todos os nossos leitores começarem a colocar essa dica em prática? É, realmente podemos fazer a diferença e dar mais significado àquela famosa frase, que fala que “a união faz a força”. Por isso é fundamental começar a olhar para os detalhes de nossa casa.
Fuja dos vazamentos para economizar água!
E um desses detalhes que viram grandes dores de cabeça e uma conta de água que assusta a gente é o vazamento. Quando a torneira estiver pingando, feche-a imediatamente, mas se você quer encontrar algum vazamento em casa, faça o seguinte: vá até o seu hidrômetro e verifique se ele está com o ponteiro girando.
Se você fechou tudo que consome água na sua casa, sabe que a caixa d’´água está cheia e o hidrômetro não para de girar, pode ter certeza que tem algo bem errado. Nessas horas, é bom contar com a ajuda de um profissional para encontrar vazamentos ocultos, silenciosos, que a gente só vê quando a conta chega.
Em alguns casos, quando o problema está do lado de fora da sua casa, é importante comunicar à empresa de abastecimento e saneamento da sua cidade para que eles possam resolver essa situação. E confia na gente: vazamentos são os inimigos de quem quer economizar água!
Atitudes que fazem a diferença
Quem nunca deixou a torneira aberta enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça? É, meus amigos, isso até parece simples, mas sem você nem perceber, essas ações fazem com que você desperdice muitos litros de água.
Por isso, a nossa dica sempre será: feche bem as torneiras e não deixe a água ligada à toa. Se você quer realmente economizar água, precisa sim se esforçar um pouquinho. E a boa notícia é que aos poucos isso vai se tornando um hábito e você se sentirá feliz de poder contribuir positivamente para o meio ambiente. Legal demais, não é?
A hora do banho também é excelente para você economizar energia. E vamos fazer isso de um jeito divertido? Que tal se desafiar a desligar o chuveiro enquanto se ensaboa? Outro desafio é tentar reduzir o tempo do banho para 5 minutinhos.
A menos que você seja o Cascão e só tome banho de tempos em tempos, vai ver que é super possível fazer a limpeza adequada do corpo e, ao mesmo tempo, economizar água, energia e dinheiro! Não custa nada tentar, hein? E saiba que não recomendamos o estilo de vida do personagem Cascão (risos!).
Reaproveite a água da máquina de lavar
Você já deve ter visto por aqui que uma das formas de economizar água e energia é reaproveitar a água de sabão e de enxágue que sai da sua máquina de lavar, não é mesmo? Pois é. Na maioria das vezes, essa água que sai da máquina é muito boa para lavar quintal, pano de chão e até mesmo fazer a limpeza das áreas internas da nossa casa e do carro.
E, falando em carro e quintal, pense sempre em substituir a água da mangueira por água de baldes, porque assim você consegue economizar água de um jeito que não imagina! Mangueira ligada é um perigo silencioso, e já sabemos que você quer ser mais amigo do meio ambiente daqui em diante, correto?