05/02/2026
12h29
empréstimo para viajar

Há quem diga que solicitar empréstimo para viajar ou voltar das férias com dívida seja um verdadeiro erro. Mas há defensores desse tipo de prática, e o que eles consideram é que existem experiências capazes de abrir nossos olhos para o mundo, incentivar a nossa criatividade e trazer mais ânimo para focarmos no trabalho, nos estudos e, depois, colher bons frutos apesar dos boletos e parcelas.

A vida financeira é feita de escolhas, e não podemos simplesmente dizer que isso está certo ou errado, mas que traz diferentes consequências a partir das opções que resolvemos seguir. O empréstimo para viajar é mais uma decisão pessoal que deve ser avaliada de forma individualizada, mas sempre considerando algumas questões que podem ajudar nessa decisão.

O que considerar ao solicitar um empréstimo para viajar?

Aqui, no Clube U., nós já contamos um pouco para vocês sobre as trocas intertemporais, que significam, de forma resumida, as consequências sobre as nossas decisões financeiras. Para tornar isso mais fácil, pense que podemos adiar compras para juntar o dinheiro e não pagar juros ou fazer essa mesma compra utilizando o cartão de crédito ou um empréstimo, sendo que na segunda opção vamos pagar juros ou comprometer nosso orçamento por mais tempo.

Qual dessas opções é a mais correta? Não existe uma única resposta. Você pode aguardar, reunir todo o dinheiro, evitar pagar juros e até mesmo conseguir um desconto no pagamento à vista, ou arcar com os juros porque preferiu comprar mais rapidamente. Solicitar um empréstimo para viajar é uma escolha que deve ser encarada dessa mesma forma.

Eu posso esperar um pouco mais e viver uma experiência incrível sem ter dores de cabeça na volta? Ou eu estou disposto a pagar juros para viver essa experiência o quanto antes? São perguntas que você deve fazer a si mesmo. No final das contas, o que precisamos é entender o impacto de nossas decisões no bolso e no comprometimento da renda futura.

A emoção deve falar mais alto?

Existem diferentes tipos de viagens: férias, estudos, visitação de familiares… E nós já sabemos que a razão deve prevalecer em nossas decisões financeiras. Mas, em alguns casos, é importante sim verificar os objetivos finais dessa viagem. Muitas pessoas vivem distantes demais de seus parentes e precisam pensar sim em outras variáveis.

Se formos falar sobre um mundo ideal, com certeza é melhor juntar os valores antes, até mesmo investindo o dinheiro em ativos de renda fixa com liquidez de 6 meses ou 1 ano, a depender do período que sua viagem ocorrerá. Essa é a melhor forma para você evitar pagar juros ao solicitar um empréstimo para viajar.

Mas, você pode pensar se esse custo é viável caso realmente decida que não dá para adiar esse sonho ou essa necessidade de visitar um parente distante ou amigo, principalmente em casos que envolvem sensibilidade na saúde do mesmo. O ideal, ao definir que seguirá esse caminho é conferir a dica que deixamos logo abaixo.

Dica principal

A principal dica para essa decisão é: observe o valor total que pagará pelo empréstimo e se as parcelas não comprometerão os próximos meses além do que você pode pagar. Considere outros custos da viagem, principalmente aqueles que permanecerão em seu cartão de crédito, pois a somatória de tudo pode representar o endividamento excessivo a longo prazo.

Ou seja, não pegue um empréstimo para viajar a qualquer preço/custo. Assim como em qualquer outra decisão financeira, o empréstimo para viajar demanda tranquilidade e análise para não se tornar uma dor de cabeça e amargar as suas lembranças de férias. Se a viagem for para dar uma guinada na vida, volte com força total para se recuperar financeiramente!

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.