01/08/2025
16h19
empréstimo pra CLT

Há alguns meses, o Governo Federal lançou um programa para facilitar o acesso ao empréstimo pra CLT, ou seja, aqueles trabalhadores que têm a carteira assinada. Esse empréstimo tem taxas de juros mais baixas, pensando principalmente em quem tem pouco acesso ao crédito.

A ideia é que o trabalhador consiga contratar o empréstimo diretamente com os bancos, com a vantagem de pagar as parcelas diretamente do seu salário, sem precisar se preocupar com o vencimento da conta.

Para deixar a explicação um pouco mais simples, é só você imaginar que ele é muito parecido com o empréstimo que aposentados pegam, ou seja, ele é um crédito consignado. Porém, ele é descontado direto no salário, mesmo se o trabalhador prestar serviços para empresas privadas. Abaixo, vamos conhecer mais sobre o empréstimo pra CLT.

Como funciona o empréstimo pra CLT?

O programa se chama Crédito do Trabalhador e é uma opção para mais de 47 milhões de brasileiros que antes não conseguiam pegar empréstimos nas condições certas. O objetivo é ajudar, principalmente, trabalhadores como empregados domésticos, rurais e microempreendedores individuais, conhecidos como MEIs, a conseguir crédito de maneira mais fácil e com menos juros.

Desde o dia 25 de abril, quem está interessado já pode começar a simular o empréstimo pra CLT diretamente com os bancos. Antes, as pessoas precisavam fazer o pedido pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), mas agora elas podem acessar as simulações e contratar diretamente nas plataformas dos bancos.

O importante é verificar se o banco já está habilitado para oferecer esse tipo de crédito. O Ministério do Trabalho e Emprego sempre atualiza a lista de bancos que podem fazer o empréstimo, então, fique de olho nessa lista. E se você não sabe mexer com essas coisas, peça alguém de confiança para ajudar, mas lembre-se de nunca passar dados pessoais ou números e senhas de cartão, tá?

Além disso, quem já tem um empréstimo consignado (aquelas parcelas que são descontadas diretamente do salário) pode transferir o seu empréstimo para o Crédito do Trabalhador, caso o contrato atual não tenha as melhores condições. Isso é uma vantagem, porque o programa oferece melhores taxas de juros.

Consulte o aplicativo CTPS Digital primeiro!

Embora agora seja possível fazer a simulação do empréstimo pra CLT diretamente nos bancos, o aplicativo CTPS Digital ainda é muito útil. Através dele, o trabalhador pode ver as propostas de vários bancos ao mesmo tempo, comparar as taxas de juros e escolher a opção que melhor se encaixa em seu orçamento.

Por isso, antes de ir até o banco ou usar o aplicativo do banco, é recomendado que você faça a simulação no CTPS Digital. Dessa forma, você vai saber exatamente quais são as melhores ofertas disponíveis e poderá escolher a que tem a menor taxa de juros para o seu perfil de crédito.

E se o trabalhador for demitido?

Ninguém quer ser demitido, mas uma dúvida comum é o que acontece se o trabalhador for desligado da empresa enquanto ainda estiver pagando as parcelas do empréstimo para trabalhador. Nesse caso, o crédito vai continuar sendo descontado, mas as regras para o pagamento podem mudar. É importante ficar atento ao que o banco ou a instituição de crédito oferece nesses casos, pois pode haver, por exemplo, descontos nos valores do FGTS.

Mas, aproveitando esse tema, queremos incentivar você a pensar bem se precisa de um empréstimo pra CLT. Se realmente for a salvação do momento, lembre que parte do seu salário será descontado, viu? Por isso, fique atento para não comprometer esse dinheiro!