Você já parou para pensar como a tecnologia transformou as nossas vidas? Antes, o curso superior era um sonho muito difícil de se alcançar, principalmente para aquelas pessoas que não vivem em grandes capitais ou cidades.
Mas essa realidade já está mudando há alguns anos, principalmente com o crescimento de cursos a distância. Esse fenômeno se acentuou ainda mais durante e após a pandemia da Covid-19, quando muitas faculdades precisaram se reinventar para manter os seus cursos abertos.
E hoje, pela primeira vez na história, o Brasil registra mais de 10 milhões de alunos matriculados no ensino superior, com grande parte em modalidades a distância. Vamos entender mais sobre o assunto juntos?
Retrato do ensino superior no Brasil
De acordo com recentes dados do Censo da Educação Superior 2024, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – mais conhecido como INEP -, nós temos hoje mais de 10,2 milhões de estudantes matriculados no ensino superior brasileiro.
E o que chama atenção é que pouco mais da metade desses estudantes estão inscritos em graduações na modalidade de Ensino a Distância (EAD). De forma bastante precisa, 50,7% desse total de alunos está hoje cursando o ensino superior de forma virtual.
O que contribui para esses números?
Nós já demos algumas pistas do que contribui para esse aumento… E você já deve saber: a ampliação do acesso, ou seja, a possibilidade de pessoas que antes não tinham condições de estudar por fatores como distância ou indisponibilidade de horários tornou o EAD tão importante na sociedade brasileira.
Se a gente pensar bem, há muitas pessoas que chegam tarde do trabalho e não conseguem fazer o ensino superior em horários convencionais, e é aí que o ensino a distância traz novas possibilidades, já que os estudantes podem fazer suas atividades em momentos distintos.
O perfil das faculdades
Ainda de acordo com o estudo, é importante pensar que o crescimento do ensino superior no Brasil ocorre principalmente na rede privada de ensino. Das mais de 2.500 instituições de ensino superior no país, a grande maioria (cerca de 90%) são particulares.
Como não poderia ser diferente, as instituições privadas concentram a maior parte dos alunos, sendo responsáveis por 79,8% das matrículas de graduação. Em números, isso significa que mais de 8 milhões dos estudantes brasileiros matriculados no ensino superior estão em instituições privadas.
Quais cursos os estudantes mais fazem?
Em relação ao grau acadêmico, o Brasil continua com a predominância dos cursos de bacharelado, que representam 60% das matrículas. No entanto, os cursos tecnológicos demonstram a maior taxa de crescimento da última década (2014 a 2024), com um aumento impressionante de 99,5%.
E isso é um dado legal pois mostra o potencial desses cursos tecnológicos, que costumam durar menos tempo e preparam os estudantes para profissões com bons ganhos salariais.
Enquanto isso, os cursos de licenciatura, que formam professores, também tiveram um aumento de 17,2% no período. E isso mostra uma tendência de valorização e diversificação na escolha de carreiras por parte dos estudantes.
No topo da lista dos cursos com mais ingressantes em 2024, estão as áreas de pedagogia, administração e direito, ou seja, os cursos tradicionais continuam atraindo o maior número de alunos. E você, agora que sabe disso tudo, se animou a buscar uma graduação a distância? Acompanhe sempre as melhores possibilidades para a sua vida!