26/01/2023
15h57
Sucesso dos bancos digitais

Atualmente, mais de 60% da população brasileira possui ao menos uma conta em um banco digital, ainda que continuem possuindo uma conte corrente em um banco tradicional, sabia?

Essa informação ilustra o quanto os bancos digitais têm crescido e aumentado sua popularidade, despertando o interesse em mais e mais pessoas. Contudo, você sabe a que se deve este sucesso todo dos bancos digitais? A gente te conta aqui!

Após terminar a leitura do artigo não se esqueça de pegar seus números da sorte para acumular pontos e ter mais chances de ser sorteado pelo Clube UTUA, combinado?

Como os bancos digitais surgiram?

Quem nunca sentiu aquela sensação de indignação por ter que pagar para transferir dinheiro de uma conta para outra ou para sacar dinheiro e ainda ter que receber um atendimento bem simples e impessoal?

Por muitos anos, o setor bancário brasileiro foi dominado por um oligopólio de empresas que se preocupavam muito mais com seu próprio bolso do que com o bem-estar de seus clientes e por não haver uma concorrência inovadora que fugisse dos hábitos e valores padrões, esses bancos se acomodaram e pararam de buscar maneiras de facilitar a vida dos usuários. 

Vendo esse mercado estagnado e tão cheio de oportunidades, alguns bancos enxergaram o mundo digital como a oportunidade que precisavam para poder se destacar nesse ramo.

Os bancos digitais não possuem agências físicas, com vários gerentes, funcionários, segurança e estrutura. Quase todas (se não todas) as funcionalidades de um banco digital podem ser feitas por meio de um smartphone, o que facilita a vida do cliente e diminui os gastos das empresas.

Quais são os principais bancos digitais da atualidade?

Nubank

Considerada uma das maiores e mais famosas startups do país, o Nubank não só revolucionou o mercado com sua facilidade digital, mas também com seu atendimento ao cliente extremamente humanizado. O Nubank é uma das empresas que mais crescem no Brasil atualmente e foi considerado, por quatro anos consecutivos, o melhor banco em atuação no Brasil!

Um de seus maiores diferenciais é que, mesmo seu dinheiro estando na conta corrente (sem estar aplicado em nada), ele já rende a partir de 100% do CDI!

Inter

Um dos pioneiros das contas digitais foi o Banco Inter, fundado em 1994 sob o nome Banco Intermedium, decidiu se tornar digital em 2014 e mudou seu nome para Banco Inter. 

Com a pegada digital, o banco não cobra nada para transferir dinheiro entre uma conta e outra, também não cobra nada para sacar dinheiro em Banco24Horas, além de que não é cobrado nenhum tipo de anuidade para seus correntistas.

Além de tudo, o banco Inter inovou ainda mais ao lançar o seu próprio homebroker, possibilitando que o usuário invista diretamente da plataforma do banco, sem precisar se cadastrar em uma corretora.

Por que muitas pessoas preferem usar os bancos digitais?

Os bancos digitais, sobretudo, chegaram para inovar o mercado financeiro e são capazes de oferecer aos clientes contas correntes e produtos financeiros como um todo de maneira descomplicada, com o mínimo de burocracia possível!

Isso porque, os bancos digitais revolucionaram às operações bancárias ao não cobrarem por serviços tradicionalmente taxados pelos bancos tradicionais, como TED e DOC, por exemplo.

Além disso, todo o atendimento é feito de forma online, não sendo necessário se deslocar presencialmente às agências e nem perder tempo com ligações telefônicas para resolver possíveis problemas.

Logo, além de oferecer concorrência e melhores serviços, também são uma resposta às instituições financeiras de que dá sim para oferecer ótimos serviços e sem precisar fazer cobranças abusivas por eles!