
Vamos começar o texto de hoje com uma história muito interessante e que tomou os noticiários: a empresa americana Target, que concorre nada mais nada menos com o Walmart – nomeou como diretor-executivo uma pessoa que começou na empresa fazendo estágio. Essa promoção ocorreu após 20 anos, mas ensina algo precioso. Vamos refletir?
O que é o estágio profissional?
O estágio é uma parte muito importante da vida de qualquer estudante que esteja no ensino superior, como a faculdade, ou um curso técnico. Os estagiários têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos, aquilo que aprendem com os professores, de forma prática nas empresas que os contratam.
Um ponto legal é que todo estágio deve ser supervisionado, ou seja, a pessoa estará ali com alguém que já domina o assunto, e isso é muito importante porque é no estágio que os estudantes vão entender como o mercado funciona na profissão escolhida e é um ambiente que vai trazer conhecimentos novos e complementares aos que são passados na sala de aula.
Por que valorizar esse momento?
Muitos estudantes evoluem tanto em um estágio que as empresas os contratam para seguirem como funcionários. É nessa etapa que um estagiário conseguirá construir novas relações e o famoso network, que nada mais é que conhecer pessoas da sua área de trabalho.
Esse relacionamento é fundamental, porque essas pessoas que sabem que você é bom naquilo que faz poderão te indicar para boas vagas no futuro. Ou seja, você – ou aquela pessoa que você conhece e que está se formando agora – só tem ganhos ao aproveitar esse momento com muita dedicação e muito trabalho sério.
O que fazer e o que nunca fazer?
Por isso, é recomendado ser proativo, curioso (no bom sentido) e encarar o estágio como um trabalho real. Se você mostra pouco interesse e só quer cumprir as horas exigidas pelo curso técnico ou faculdade para conseguir se formar, você pode ter o efeito contrário: as pessoas vão contar para os outros que você é um profissional ruim.
É bom lembrar que em muitas cidades o mercado de trabalho é muito fechado e as pessoas se comunicam. Se você “queimar o filme” em uma empresa, provavelmente isso chegará ao conhecido de diversos profissionais que fazem a contratação de mão de obra nessa mesma área. Dessa forma, você deve sempre cuidar da sua reputação.
A paciência deve guiar a sua vida!
Voltando ao exemplo de Michael Fiddelke, que começou a carreira como estagiário na Target, perceba que não estamos falando que as pessoas vão subir na carreira do dia para a noite. Essa é uma construção que exige paciência e dedicação. Mas veja só: ao longo de sua jornada na empresa, o executivo nunca deixou de subir de cargo.
Ele passou por diferentes áreas e foi crescendo aos poucos, transitando por setores e entendendo o funcionamento de toda a empresa. Ele não permaneceu como estagiário por muito tempo, pelo contrário: conquistou a sua contratação após o período de estágio e logo se mostrou competente para permanecer.
A história dele e de muitas outras pessoas traz uma reflexão muito importante: quando as oportunidades chegam, devemos estar preparados para mostrar o nosso valor. Abraçar a camisa da empresa pode ser um caminho de grandes conquistas em sua vida, por isso, tenha paciência e faça movimentos certos para se destacar no mercado de trabalho e conquistar a carreira dos sonhos!