Você já ouviu falar no golpe do falso advogado? Esse é mais um dos mecanismos que os criminosos têm usado para aplicar golpes nas pessoas. E como sempre reforçamos aqui no Clube U, o conhecimento é importantíssimo para você não cair em práticas como essas, que só têm o objetivo de fazer com que você perca dinheiro.
Nos últimos dias, alguns bancos têm emitido alertas com orientações para que as pessoas evitem cair nesse tipo de golpe. E como são muitas as formas que as quadrilhas utilizam para se reinventar e conseguir novas vítimas, nada é melhor do que estar preparado. Vamos conhecer juntos o golpe do falso advogado?
O que é o golpe do falso advogado?
Como você sabe, nos dias de hoje os nossos dados são valiosos, e os criminosos também acompanham isso de perto. No golpe do falso advogado, os criminosos vão entrar em contato para tentar falar sobre processos em que você teria direito a receber a algum valor, e isso se torna um prato cheio quando aquela pessoa realmente está com algum processo em andamento.
Geralmente, os golpistas acionam as vítimas por meio de contatos telefônicos e WhatsApp. O maior problema aqui é que eles utilizam informações reais, o que faz parecer que aquele papo é real e que você está mesmo recebendo o contato de alguém que entende de processos.
Mas o que você deve reconhecer é esse passo aqui: ao afirmar que você tem valores a receber, os criminosos vão solicitar o pagamento de taxas relacionadas à atuação do falso advogado. Eles podem solicitar pagamentos via Pix, cartão e depósitos, e falam que a partir desse pagamento pelo trabalho deles você conseguirá receber o valor do processo.
O final da história você já conhece, não é mesmo? Eles viram purpurina e somem pra sempre com o seu dinheiro. Nesses casos, é sempre importante registrar uma queixa junto à polícia, pois eles investigam diariamente grupos de criminosos que executam esse e outros tipos de golpe.
Como eles encontram seus dados?
Bom, nos dias de hoje, nada é mais fácil que encontrar nossos dados, pois eles podem estar em páginas da internet, principalmente em locais onde os dados são públicos. Então, em posse de nossos dados reais, os criminosos têm mais facilidade para encontrar processos e para aplicar golpes que têm aquele fundinho de verdade.
Dicas para você não cair em golpes
Pediu dinheiro? Desconfie. Essa é a regra número um para você evitar qualquer tipo de golpe financeiro. Especificamente sobre o do falso advogado, pense bem: advogados não vão surgir do nada, muito menos em ligações telefônicas ou contatos de WhatsApp.
Para defender o seu caso, supõe-se que o profissional se apresente presencialmente ou que você pegue uma indicação de advogado com amigos e familiares, concorda? Ninguém contrata um advogado para defender uma casa assim, do nada.
Mesmo que isso aconteça, você pode consultar as informações sobre o advogado em sites oficiais da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB de cada estado, pois lá você consegue encontrar o registro que valida que aquele profissional existe. Então, existem várias formas de escapar de um golpe.
Por fim, lembre-se que os criminosos costumam fazer muita pressão psicológica para você agir rápido. Eles querem o dinheiro rápido na conta deles, é claro. Mas aqui você fica bem informado e sabe que isso tudo é uma mentira, não é? Cuide-se e cuide do seu dinheiro!