04/02/2026
13h04
falso emprego

Esperar por uma oportunidade de trabalho é um processo complexo, em que muitas vezes somos tomados pela ansiedade. E um fato triste é que criminosos se aproveitam desse sentimento para aplicar os golpes do falso emprego, que têm diferentes formas de aplicação, mas um único objetivo: causar prejuízos financeiros às vítimas.

Por isso, hoje vamos aprender algumas formas mais comuns dos golpes do falso emprego. Geralmente, existem alguns padrões nesses tipos de fraudes que torna a identificação dos mesmos mais simples, e essas características nos ajudam a ficar longe de questões como essas e de prejuízos que deixam a situação financeira de pessoas em busca de emprego ainda mais sensíveis.

Tipos de golpes do falso emprego

É possível que os golpes do falso emprego venham de duas formas principais: a primeira é o pedido de pagamento de taxas para começar a concorrer ou para cumprir alguma etapa do processo. A imaginação aqui é o limite: os criminosos podem dizer que o dinheiro é para validar a conta em que você receberá os valores ou até mesmo para garantir a inscrição.

Nesse sentido, está aqui a nossa primeira dica para não cair no golpe do falso emprego: jamais pague para trabalhar ou participar de um processo seletivo. Empresas sérias jamais vão cobrar qualquer tipo de valor ou taxa para que você concorra a uma vaga. Então, se a oferta de emprego é acompanhada de pedido de pagamento ou de dados sensíveis, como aqueles de seu cartão de crédito ou conta em banco, desconfie e fuja!

Promessas fora da realidade do mercado

A segunda forma mais comum de aplicação do golpe do falso emprego são aquelas promessas de salários que destoam da realidade. É muito comum vermos anúncios em que os salários são 5 vezes maiores que o que geralmente é pago naquela função. Nesses casos, o sinal de alerta deve ser imediato, pois o risco de fraude é grande.

Mensagens no WhatsApp e outros meios são utilizados com envios que vêm até mesmo de outros países. Os golpistas que se passam por recrutadores falam de condições bastante interessantes, como salários altos, poucas horas trabalhadas e até mesmo o recebimento em outras moedas, como o dólar. Mas pense bem: vagas boas demais deveriam ter um processo diferente, concorda?

Para se proteger nesses casos, você deve checar se aquela empresa realmente existe, de preferência fazendo essa busca em sites oficiais de vagas ou no site da própria empresa. Na maioria das vezes, o que você vai encontrar é relatos de outros usuários que receberam essa mesma mensagem e viram aquela promessa se tornar um verdadeiro pesadelo.

Como sempre dizemos aqui no Clube U., tenha paciência e jamais tome decisões ou abra links na ansiedade de ver a vida mudar. A conquista da vaga dos sonhos é um processo longo, mas vale a pena fazer tudo com cautela para não perder dinheiro, principalmente em momentos de desocupação e quando você não tem fontes de renda fixas.

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.