09/10/2025
14h54
favelas

Você sabia que mais de 12 mil favelas brasileiras não tinham CEP até outubro de 2025? Embora a sigla esteja muito presente no nosso dia a dia, muita gente não sabe, mas ela significa Código de Endereçamento Postal.

E esse número é muito importante pra gente conseguir falar sobre nosso endereço e receber encomendas, por exemplo. Mas já parou pra pensar na dificuldade que milhões de famílias tinham para fazerem cadastros nos postos de saúde sem ter um endereço com CEP?

É, muitos eram os empecilhos para as 12.348 favelas e comunidades urbanas que foram mapeadas pelo último mapeamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, feito em 2022. Elas estão localizadas em 656 cidades brasileiras.

Nesses locais, ainda conforme dados do órgão, vivem cerca de 16,3 milhões de pessoas que agora terão direito ao CEP, o que representa 8,1% da população brasileira.

CEP para favelas: próximos passos

Levar o CEP para as favelas brasileiras é a Meta 1 do Programa CEP para Todos, uma iniciativa que ocorre em parceria entre o Ministério das Cidades, o Ministério das Comunicações, por meio do Correios, e o IBGE. O CEP para Todos foi lançado em 2024 dentro do Programa Periferia Viva.

Com o anúncio feito, agora o objetivo é concluir a segunda fase de levantamento interno que ocorrerá dentro das comunidades. É nesse momento que serão mapeadas ruas, vielas e becos para possibilitar que esses endereços ganhem o CEP por logradouro – ou via.

Conforme divulgou o Ministério das Cidades no anúncio da criação do CEP para todas as favelas brasileiras, a princípio essa segunda fase será realizada nos 59 territórios que já recebem políticas públicas do Programa Periferia Viva, totalizando cerca de 300 favelas e comunidades.

Para se ter ideia da importância do Programa Cep para Todos, a sua última etapa prevê uma etapa muito significativa também, que é a abertura de postos e agências dos Correios para 100 favelas de todo o Brasil. A escolha dos locais dependerá da garantia de infraestrutura.

Qual a importância do CEP?

Em continuidade ao que dissemos no início, pense só: como é que você se inscrever para um concurso sem indicar no site de inscrição o seu CEP? Como se candidatar a empregos ou comprovar que você precisa de vale-transporte para sua empresa se você não tem um endereço formal?

Acesso à educação e à saúde e tantos outros direitos básicos se torna quase impossível se as pessoas não têm um endereço para passar. E é por isso que o CEP é tão importante na vida de todos nós.

Para o Ministério das Cidades, o CEP é sinônimo de dignidade e a garantia de direitos sociais. Por isso, esse anúncio é recebido com tanta alegria e indica um primeiro passo histórico para os moradores de favelas e comunidades urbanas brasileiras.