Você acredita que os brasileiros são felizes no trabalho? Ou melhor: você é feliz em seu trabalho? É comum vermos no trajeto do serviço muitas pessoas reclamando, mas a verdade é que precisamos seguir, afinal, precisamos pagar as nossas contas, não é mesmo?
Uma pesquisa feita pela Pluxee, que é uma empresa de benefícios voltada aos trabalhadores, em parceria com a plataforma britânica Tha Hapiness Index, mostrou que pouco mais de 50% dos brasileiros indicam suas instituições como locais bons para trabalhar. Você é um deles?
Felizes no trabalho sim ou não?
O levantamento chamado Índice de Felicidade e Engajamento no Trabalho varia de 0 a 10 pontos. O Brasil registrou um total de 7,6 no índice de felicidade em 2025, sendo que em 2024 a marca era de 7,3. Já na pesquisa de engajamento, o total passou de 7,4 contra 7,1 no ano anterior.
Em relação à percepção sobre a cultura organizacional, o índice passou de 7,2 (2024) para 7,5 (2025). E vale acrescentar que essa pesquisa ouviu mais de 16 mil trabalhadores, que foram entrevistados em diferentes regiões do Brasil.
Profissionais 60+ são mais felizes?
Entres os brasileiros mais felizes no trabalho, aqueles profissionais do grupo “sênior”, com 60 anos ou mais, registram 8 pontos no índice de felicidade. À medida que a idade avança, os pontos aumentam. Profissionais entre 19 e 40 anos marcam 7,3; entre 41 a 50 anos o índice chega a 7,5; e profissionais entre 51 e 60 estão com o índice de 7,8.
Qual região do Brasil tem profissionais mais felizes?
Bom, tudo impacta nos dados da pesquisa. Além da idade, a pesquisa também fez um recorte sobre as diferentes regiões do nosso país. E os dados mostram que os profissionais mais felizes do Brasil estão na região Norte (8,1), seguida pelas regiões Centro-Oeste (7,8), Nordeste (7,7), Sul (7,6) e Sudeste (7,3).
O Índice de Felicidade no Brasil é pior?
O Brasil está a 0,3 ponto percentual abaixo da média registrada em todo o mundo. O Índice global é de 7,9 enquanto o do Brasil é de 7,6, ou seja, um pouco menor que os demais países. Nos próximos anos nós veremos se esse índice se iguala ou fica maior que a média global.
Mas o fato é que ainda é preocupante que apenas 53% das pessoas reconheçam suas empresas como bons ambientes ou que indiquem suas empresas para outros trabalhadores. Assim, os dados revelam que os profissionais de recursos humanos e as lideranças ainda devem trabalhar bastante em ambientes que realmente deixam as pessoas felizes no trabalho.
Como a pesquisa foi feita?
A pesquisa foi feita com 16.703 – mais de 16 mil pessoas – por meio de um formulário de perguntas que traziam diversos temas. Os resultados sobre os brasileiros felizes no trabalho agora refletem o que toda a força de trabalho brasileira pensa. No Brasil, são cerca de 104 milhões de trabalhadores.
Nós esperamos que você em breve você seja uma das pessoas felizes no trabalho e seja aquela pessoa que indica a empresa e fala bem do seu ambiente de trabalho, já que não há nada melhor que estar em harmonia com as pessoas ao redor e com as atividades que você desempenha.