18/12/2025
13h14
festa da firma

Os trabalhadores brasileiros aguardam ansiosamente a festa da firma para ter um momento de integração junto aos colegas de trabalho. Esse é um tempo de diversão que recarrega as energias para mais um ano de trabalho e lembra a todos sobre o espírito de equipe e as realizações pessoais e profissionais.

Fotos, recordações, brincadeiras, comida boa e bebidas costumam marcar essas confraternizações preparadas por muitas empresas. Mas será mesmo que a festa da firma é um lugar somente de diversão, em que tudo é permitido? Já adiantamos: os comportamentos adequados são esperados, mesmo em momentos de descontração.

E um dos principais motivos para falarmos sobre isso aqui, no Clube U., é que o trabalho é, na maioria das vezes, a maior fonte de renda dos brasileiros. Ou seja, estamos falando aqui de bons hábitos para preservar empregos e o dinheiro proveniente de nossa doação diária. Por isso, mostrar respeito em nossas relações de trabalho é uma prova de que estamos comprometidos também com as finanças pessoais.

Festa da firma: existe um código de conduta?

O primeiro ponto que precisamos pensar ao falar sobre as confraternizações em nossas empresas é que seguiremos em um ambiente profissional, ou seja, por mais que as pessoas estejam ali para se divertir e celebrar os resultados de muito esforço e dedicação, estamos sob a observação de nossas chefias e lideranças. E, como em qualquer outro lugar, precisamos ter comportamentos sadios.

Na festa da firma, o bom senso é o melhor aliado para evitar constrangimentos e inadequações que podem causar ruídos e até mesmo comprometer o seu emprego e a sua carreira. Ah, e antes de mais nada, saiba que profissionais especializados em carreiras indicam que faltar não é uma boa solução para evitar situações ruins – e se a festa for em horário de trabalho, a presença é obrigatória.

O que eu posso fazer?

Você pode dançar, beber, se vestir com menos formalidade, mas tudo isso com o nosso amigo: o bom senso. Vista roupas leves, mas evite decotes que vão chamar a atenção de forma negativa, por exemplo. É possível beber um bom drink e, ao mesmo tempo, evitar o exagero, pois o consumo desenfreado do álcool pode causar situações embaraçosas, que todos devem evitar.

Em resumo, é possível fazer tudo, sem exageros ou vulgaridade. As regras sociais nos ajudam a criar ambientes de trabalho mais respeitosos, e isso não pode faltar em nenhum ambiente, mesmo que aquele seja mais festivo. Mas se você exagerou, vamos discutir logo abaixo o que pode acontecer após a festa da firma.

O que acontece se eu exagerar?

Sabe aquele amigo que exagera na festa? Bebe muito, fala besteiras, sobe na mesa e tem atitudes que nos deixam pensando se o futuro dele será comprometido? Pois é. O mau comportamento em uma festa da firma não significa, necessariamente, que o funcionário será demitido, mas ele pode sim ser advertido por atitudes ruins.

Mas atenção: comentários que demonstram intolerância, preconceito e até mesmo assédio e agressões verbais e físicas não podem ser aceitos, e isso não deve ser praticado no dia a dia de trabalho e nem mesmo em momentos de festa. E vamos lembrar que temos uma série de normas sociais (e leis) do que é permitido e do que não é permitido.

Dessa forma, como vimos, a festa da firma pode ser sim um momento de celebração, felicidade e aproximação de seus colegas. Mas tudo isso deve ser feito com respeito e parcimônia, de modo a evitar qualquer situação embaraçosa que precise ser justificada posteriormente. Divirta-se com consciência e assegure a continuidade de seu trabalho!

Sobre o Autor

Emelyn Vasques
Emelyn Vasques

Jornalista, atua há 8 anos nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação e produção de conteúdos para diferentes veículos e plataformas. Destaca-se em sua trajetória a experiências como repórter no Jornal Diário do Comércio, especializado na cobertura econômica de Minas Gerais.