28/08/2025
14h41
filtro de água

Você eliminou da sua casa o filtro de água e agora só utiliza garrafas de água mineral ou aqueles galões de 5 ou 10 litros? Essas compras constantes podem tirar um precioso dinheiro de suas mãos, sabia? Por isso, hoje, vamos refletir juntos sobre a compra de um filtro de barro – daqueles antigos, com gostinho de casa de vó – ou aqueles purificadores de água mais modernos.

Por que usar o filtro de água?

O nosso ponto de partida é entender porque é tão importante utilizar o filtro de água, e a resposta é simples: a água que chega em nossas torneiras, por mais bem tratada que seja, ainda vem com algumas impurezas que não são adequadas ao consumo humano.

Essa água só é adequada ao consumo se for passada por filtros que irão eliminar substâncias como o cloro, bactérias, metais pesados e outras substâncias que a contaminam e podem fazer mal à nossa saúde. Nesses casos, um filtro de água, com os materiais adequados e devidamente limpos, são fundamentais para evitar que essa lista de componentes passe para nossa água.

Você não precisa gastar muito!

Ao entrar no supermercado ou pedir sua água no delivery, muitas pessoas acham que o custo é baixo, mas isso só ocorre porque deixam de calcular o custo durante um período mais longo. Ao comprar um filtro de água de barro, por exemplo, você pagará o valor uma vez na vida ou quando achar que deve substituí-lo.

Mas os seus custos serão apenas de trocar as velas do filtro, que, ao longo do tempo, precisam ser trocadas. Além disso, o filtro de barro costuma ter um gostinho especial e o fato de manter sempre a água em uma boa temperatura. Para muitas famílias brasileiras, nada substitui o filtro de barro, que até traz memórias afetivas das casas de nossos avós.

Purificadores de água valem a pena?

Mas se a sua preferência for nos modelos de purificadores de água que funcionam ligados à energia e já têm a função de água natural ou gelada, saiba que esse tipo de filtro de água também tem baixo custo de manutenção. No entanto, eles podem ter um pequeno custo extra em sua conta de energia. Na hora de comprar, portanto, veja a potência do equipamento.

Baixas potências de equipamentos costumam representar parcelas muito baixas na conta de luz. Além disso, existe um selo, chamado PROCEL, que indica o purificador de água mais econômico naquela categoria. Uma dica muito bem-vinda é desligar o aparelho na hora de dormir, pois você evita que o compressor siga mantendo a água gelada.

É claro que algumas pessoas preferem o conforto de acordar de manhã e já ter água gelada no filtro. Portanto, se esse for um problema para você, é possível mudar a estratégia: algumas pessoas passam o dia fora de casa. Então, podem deixar o filtro ligado a partir do momento em que chegam em casa até o momento de sair novamente, que é quando vão usufruir do filtro de água.

Menos lixo no mundo

Ao deixar para trás o hábito de comprar garrafas e galões de água, você ainda contribuirá e muito com o nosso planeta. Essas embalagens gastam muito plástico e, infelizmente, ainda são pouco recicladas, o que as tornam ainda mais prejudiciais ao meio ambiente. E aí, vamos economizar mais com água e tornar nossa casa mais sustentável?

Esse é o convite que a gente faz hoje, mas siga acompanhando o CLUBE UTUA para saber mais sobre como economizar em pequenos hábitos diários e contribuir para um orçamento menos apertado de toda a família!