06/08/2025
15h11
fim de feira

Que horas você costuma comprar verduras, legumes e frutas? No início da manhã ou quando está voltando do trabalho? Hoje você vai entender por qual motivo comprar no fim de feira pode ser o melhor caminho para comprar mais quantidade em um preço menor, e tudo isso sem perder a qualidade, é claro. Por isso, fique ligado em mais um conteúdo que te ajuda a economizar no dia a dia!

Por que é melhor fazer compras no fim de feira?

No fim da tarde, todo mundo quer voltar pra casa o mais rápido possível, né? Imagina o senhor João, que passou o dia todo na banquinha da feira, vendendo verduras. Ele levantou cedo, pegou os produtos, montou a barraquinha e vendeu o dia todo. Mas, de noite, sobraram alguns produtos e ele não quer levar pra casa e nem perder, porque sabe que no outro dia as pessoas não vão querer comprar caso as verduras murchem um pouquinho.

Então, o senhor João vai colocar tudo com desconto para as pessoas ficarem mais animadas e levarem pra casa os produtos que ainda não foram vendidos. Essas promoções de fim de feira acontecem em diversos sacolões, hortifrutis e supermercados espalhados em todo o Brasil. E sabe por que isso acontece? Justamente porque os donos desses estabelecimentos não querem, de jeito nenhum, ficar no prejuízo com produtos estragados e guardados.

Como aproveitar melhor a xepa?

O fim de feira no Brasil é carinhosamente chamado de xepa. Então, se você vai até a feira nesse horário, saiba que existem alguns cuidados para fazer o seu dinheiro render mais e para não desperdiçar os alimentos que vai comprar. E o principal deles é: observe a qualidade dos alimentos! O ideal é que, além de barato, eles estejam em bom estado de conservação.

Não adianta só comprar porque o preço está bom se você chegar em casa e perceber que fez uma escolha ruim e que terá que jogar fora, concorda? Isso vai fazer com que você desperdice o alimento e o seu dinheiro também. Então, observe a qualidade dos alimentos de fim de feira e, mais do que isso, entenda se realmente vai precisar daquele alimento naquele dia.

Comprar por impulso, só porque está em promoção, não é uma boa escolha. Dessa forma, sempre se planeje para conseguir chegar em casa e preparar os alimentos, principalmente quando eles estiverem no limite da validade. Se você sabe que não vai conseguir chegar em casa e utilizar os alimentos, não compre, ou escolha aqueles alimentos que você pode preparar mais rápido.

Planejamento e criatividade em ação!

Se algum dia acontecer de você comprar mais do que devia, congele aqueles alimentos para utilizá-los em outro dia, isso já vai impedir que os itens que você comprou a mais sejam colocados diretamente no lixo. Em casos de legumes, quase sempre é possível fazer uma sopa com alimentos congelados ou aqueles guisados. Nessas horas, deixe a sua criatividade falar mais alto e surpreenda a família com uma nova receita.

Mas o ideal mesmo, como já dissemos, é planejar. Se você pensar nas refeições que quer fazer em uma semana, já pode fazer suas compras no fim de feira pensando em cada legume ou verdura necessários para as suas refeições.

Então, junte o útil ao agradável: coma melhor, com mais variedade e preços menores e sem desperdiçar nada! Isso faz bem para a sua saúde e ainda fará muito bem para o seu bolso também. Afinal, nos dias de hoje, cada mínima economia faz muita diferença em nossa vida financeira.