Você já deve ter visto por aí muitas pessoas trocando seus fogões convencionais – a gás ou elétricos – pelo chamado fogão de indução, mas será mesmo que essa troca vale a pena? Hoje, vamos conhecer um pouco sobre as vantagens e desvantagens desse eletrodoméstico.
Antes de tudo, é importante que você perceba que aqui vamos trazer diversas análises dos usuários. Contudo, essa análise sobre a melhor escolha varia muito entre as necessidades de cada pessoa, e é por isso que a melhor pessoa para dizer se vale a pena ou não é você mesmo, combinado?
Fogão de indução: como funciona?
Bom, não é tão fácil assim falar sobre como funciona o fogão de indução, isso porque ele não produz chamas para aquecer as panelas. Ele é ligado na energia elétrica e segue alguns princípios que permitem que essa energia crie um campo eletromagnético ao passar pelas bobinas do fogão.
Um fato muito interessante é que o fogão de indução só vai gerar calor quando as panelas – que devem ser de ferro fundido ou aço inoxidável com fundo magnético – entram em contato com os locais de aquecimento indicados no fogão (como se fosse a chama).
Ou seja, o negócio é pura física, concorda? E se você é parecido com a autora deste texto, que não entende tão bem do assunto, certamente vai preferir pular essa parte e ir direto para as vantagens e desvantagens. Por isso, vamos lá conhecer de forma prática como tudo isso funciona!
Vantagens do fogão de indução
A primeira grande vantagem desse tipo de fogão é que ele cozinha os alimentos de forma mais rápida, já que o aquecimento é direcionado para as panelas e existem diferentes níveis de temperatura que você pode controlar.
Ou seja, quem determina o nível da “chama” é você, considerando o tipo de alimento que vai cozinhar naquele momento – verifique se o modelo de fogão de indução que está cobrando tem esse ajuste de temperatura.
Muitas pessoas também apostam no modelo porque ele é mais econômico. Embora ele funcione ligado à tomada, esse tipo de equipamento é produzido com a máxima tecnologia e traz eficiência energética em seus preparos.
Para famílias com crianças em casa, esse é um fogão perfeito, já que ele só aquece nos locais onde a panela encosta e evita que o calor se dissipe para outras áreas. Mesmo assim, sempre que houver crianças por perto, redobre os cuidados caso elas se aproximem da cozinha, combinado?
Esse tipo de fogão é mais fácil de limpar?
Diferentemente do cooktop, que muitas pessoas reclamam devido ao processo de limpeza, o fogão de indução é sim bem simples de limpar. Por se tratar de um equipamento de superfície plana, sem bocas, grades ou queimadores, você terá sim mais facilidade para seguir com a limpeza.
Desvantagens do modelo
Nós já contamos aqui a primeira desvantagem do fogão de indução… Se você reparou bem, falamos sobre o fato de ele demandar panelas específicas. Ou seja, suas panelas antigas não vão funcionar nesse modelo.
E, geralmente, as panelas de ferro fundido ou aço inoxidável com fundo magnético podem ter preços mais elevados que panelas comuns, como aquelas de alumínio e cobre. Outro ponto negativo é que o preço do fogão de indução também pode ser mais alto que outros modelos.
Dessa forma, você deve avaliar como estão os preços em sua região, fazer comparações em sites e buscar opiniões de pessoas que já têm o modelo em casa para formar sua opinião com mais clareza.
Lembre-se: tudo na vida tem seus prós e contras! Por isso, vale a pena estudar com carinho as opções disponíveis e se certificar que a bancada da sua cozinha está pronta para receber esse fogão, já que ele não tem pés como os convencionais. Nós desejamos uma boa escolha a você!